Prefeitura de Itararé

Publicado em 20 de fevereiro de 2018


Estamos empenhados a também promover a Justiça Social”, afirma prefeito de Itararé (SP)

A data, criada pela Onu, aborda a diminuição da desigualdade e da garantia de direitos iguais

Na Casa Lar, o acolhimento é feito com discrição, preservando a identidade dos moradores

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2009 o ‘Dia Mundial da Justiça Social’, celebrado no dia 20 de fevereiro.

Em Itararé (SP), reconhecendo a necessidade de promover esforços para enfrentar questões como pobreza e exclusão, a gestão Heliton do Valle se apoia em premissas citadas nesta assembleia. “Trabalhar em prol das pessoas com maior vulnerabilidade é uma delas. Estamos empenhados a promover a Justiça Social”, afirma o prefeito.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perúcio, a política da assistência social visa garantir direitos e resgatar a cidadania daqueles em situação de exclusão. A Secretaria trabalha de maneira efetiva no atendimento dado a Casa de Passagem, um espaço para acolher temporariamente a população em situação de rua, e a Casa Lar, que acolhe menores abandonados ou que estavam em situação de risco e precisaram ser retirados de suas casas.

Segundo ela, a equipe – composta de assistente social e psicóloga junto à Casa de Passagem – faz toda diferença nas tentativas de ressocialização e isso tende a melhorar com o Concurso Público para auxiliar de cuidador, que deve garantir um funcionamento com mais qualidade ainda do local, aberto 24 horas, todos os dias da semana.

Já a Casa Lar, explica Luciana,  recebeu no ano passado mobiliários adequados e de qualidade ao atendimento das crianças e adolescentes. “Agora estamos mudando para um novo endereço, com espaço mais amplo, área externa para lazer e sempre com total discrição, garantindo a preservação da identidade dos moradores”, enfatiza.

Saiba Mais – Denúncias sobre crianças em situação de vulnerabilidade social devem ser feitas ao Conselho Tutelar através do telefone (15) 3532-4545 ou a rua Amazonas Ribas, 305. Casos de adultos em situações de vulnerabilidade devem ser informados Secretaria Municipal de Assistência Social na rua São Pedro, 420, centro ou pelos telefones (15) 3532-2271/ 4363. Ainda pode-se contatar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) através do número (15) 3532-2011.

A troca dos móveis foi um dos passos para garantir mais qualidade de vida às crianças da Casa Lar

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados