Prefeitura de Itararé

Publicado em 28 de junho de 2018


Após seis meses ativo, Canil Municipal da GCM de Itararé (SP) aponta excelentes resultados

Local comporta dois cães; diariamente, ambos recebem treinamentos de defesa e faro de drogas

Animais são treinados para patrulhamento, salvamentos e atividades de operações especiais da GCM

Após seis meses na ativa, o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) já mostra excelentes resultados. Trabalhando em defesa pessoal e faro de drogas, os cães têm auxiliado na atuação da Guarda e contribuído para o bom atendimento do órgão à população. “Com auxílio deles, temos logrado êxito ao realizar buscas de entorpecentes na cidade, além de aumentar a sensação de segurança dos munícipes”, expõe o comandante da instituição, Jocimar Ribas.

Conforme ele, os animais também já auxiliaram em ocorrência na região de Itapeva (SP), cidade a 58km de Itararé em apoio a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE).

Atualmente, o local comporta dois cães, um pastor belga malinois e outro pastor alemão preto. Diariamente, ambos recebem treinamentos de defesa e faro de drogas. “Conseguimos autorização judicial para manter pequena quantidade de entorpecente a fim de treiná-los”, explica.

Desde a sua implantação, o comandante diz que tem realizado trabalho de rondas com os cães em ambientes externos, praças e locais onde ocorrem denúncias de drogas. “Também estamos levando-os para realizar o policiamento durante os jogos de futebol realizados no município”, conta.

O próximo passo, segundo Jocimar, é adquirir uma viatura para uso exclusivo do Canil. “Temos um planejamento para também, no próximo ano, adquirir mais um ou dois filhotes a fim de treinar e aumentar as ações do canil, como a introdução de atividades de cunho social, por exemplo”, revela.

Saiba mais – O Canil era um sonho antigo da GCM. O projeto é inédito na cidade e inaugurado em dezembro de 2017. Na região, foi o segundo. O primeiro está em Itapeva (SP).

Localizado a rua Sebastião Jacopetti, 440, Vila Santa Terezinha, o local foi construído em seis meses com recursos da Prefeitura – cerca de R$ 10 mil – doações, parceria público privado (PPP) e mão de obra própria dos GCMs Paes, Marcelo, Almeida e Samir.

Ao todo, a sede possui uma área total de 180 metros quadrados. Destes, 40 são de área construída. O local abriga os cães que fazem parte do esquema de segurança implantado no município. Além da moradia, os animais recebem alimentação e treinamento.

Atualmente, dois cães alojados, mas o local possui espaço para acolher mais um de imediato e para ampliação.

De todo efetivo, três guardas ficam responsáveis por cuidar do canil.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados