Prefeitura de Itararé

Publicado em 21 de maio de 2018


Defesa Civil de Itararé (SP) participa de Oficina Preparatória para Operação Estiagem

Curso teve por objetivo preparar os agentes para o período de seca que afeta município

Durante a atividade, os participantes aprenderam os procedimentos a serem seguidos durante esse período, relacionados, principalmente, com problemas de queimadas

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Itararé (SP) participou na última semana, em Salto (SP), da Oficina Preparatória para Operação Estiagem.

Promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-SP), o evento teve por objetivo preparar os agentes para o período de seca que afeta alguns municípios. Itararé foi representada pelos guardas civis municipais (GCMs) integrantes do Comdec, comandante Jocimar Ribas; subinspetor, Gonçalves, GCM Mauro, GCM Carlos e pelo engenheiro ambiental municipal, Luiz Alberto Capelassi Gomes.

Com a participação, o município receberá o ‘Kit Estiagem’, composto por cinco abafadores para incêndio, cinco pares de luvas de raspa, cinco facões com bainha, cinco cantis, cinco óculos de proteção, dois enxadões, duas bombas costais flexíveis e duas lanternas.

Durante a atividade, os participantes aprenderam os procedimentos a serem seguidos durante esse período, relacionados, principalmente, com problemas de queimadas. Também foram abordados temas de saúde pública como doenças respiratórias e outros males causados pela baixa umidade relativa do ar.

Atenção – A Defesa Civil alerta as pessoas para não jogarem cigarros ou fósforos às margens das rodovias. Chama a atenção também para o perigo dos balões, que podem causar incêndios florestais e se tornarem um perigo ainda maior para as refinarias e indústrias químicas. Recomenda ainda que, ao avistar fumaça suspeita, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone 193.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados