Prefeitura de Itararé

Publicado em 18 de abril de 2018


Educação de Itararé (SP) celebra o Dia de Monteiro Lobato

O escritor é um dos principais autores do público infantil

Monteiro Lobato é um dos principais escritores da literatura infantil do Brasil

O ‘Dia de Monteiro Lobato’, também conhecido como ‘Dia Nacional do Livro Infantil’, é comemorado em 18 de abril. A data foi escolhida para homenagear um dos maiores autores da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido em 1882.

Em Itararé (SP) diversas ações na Rede Municipal de Ensino acontecerão para celebrar a data.

Segundo a secretária municipal da Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, as escolas prepararam diversas homenagens ao escritor. “Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país, e claro, em nossas escolas não será diferente. As ações costumam ter a principal obra de Monteiro Lobato, Sítio do Pica-Pau Amarelo, como foco central”, conta a secretária, que defende a prática de aulas mais dinâmicas.

Para ela, atividades deste porte estimulam a memória e a percepção visual e são sempre muito bem exploradas para exercícios de produção e interpretação textual. “A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para sua importância na formação dos seres humanos”, completa.

Segundo Ana Maria, a data merece ser celebrada pela cidade, não apenas pelo que as obras do autor representam, mas pela crescente das ações de incentivo a literatura na cidade durante a atual gestão.

Neste mês também foi comemorado o ‘Dia Internacional do Livro Infantil’. Na oportunidade, o prefeito, Heliton do Valle, aproveitou para ler aos alunos que visitavam a Prefeitura.

De acordo com ele, ações como junto ao ‘Intercâmbio de Livros’ e a doação feita a Biblioteca Municipal fazem a diferença para a formação de novos leitores. “Sabemos da importância e a diferença da leitura no cotidiano. Fazemos questão de incentivar nossas crianças neste processo”, enfatiza.

Na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima as atividades referentes a data já começaram

As atividades desenvolvidas estimulam a memória e a percepção visual das crianças

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados