Prefeitura de Itararé

Publicado em 12 de setembro de 2017


Educação de Itararé (SP) investe na recreação escolar

Atividades auxiliam no desenvolvimento integral dos educandos em diversos aspectos

Trabalho com a recreação também auxilia a integrar o indivíduo ao meio social

Hoje (12) celebra-se o Dia Nacional da Recreação. A antiga prática tem se tornado cada vez mais escassa perante a chegada da tecnologia. Nas escolas  municipais de Itararé (SP) porém, com a gestão Heliton do Valle, tem ganhado cada vez mais espaço.

Atualmente, há várias escolas municipais que trabalham projetos cujo incentivam a recreação com os  temas:  “Brinquedos e Brincadeiras”, “O Resgate de Brincadeiras Antigas”, “Brincando e Aprendendo”, “Cultura Popular”, “O Prazer de Aprender Brincando”, “Construindo Valores através do Lúdico”, dentre outros.

O estímulo e incentivo aos educadores ocorre por parte da Secretaria através do planejamento anual, quadro de rotina semanal, materiais de apoio pedagógico, orientações técnicas e cursos de capacitação aos coordenadores pedagógicos, diretores e professores.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Maria Oliveira, a recreação tem suma importância na fase escolar  para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social dos alunos. “As atividades são trabalhadas em todos os momentos da educação básica, com início na Educação Infantil. A partir da Pré-Escola, há o auxílio do profissional de Educação Física”, explica.

Conforme Ana, desenvolver habilidades e capacidades nos primeiros anos de vida, estabelece benefícios no futuro. “Sem dúvidas a melhor forma de trabalhar com os ‘pequenos’ é através de brincadeiras lúdicas. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e também confere habilidades, além disso, o”é estimulada pela curiosidade, autoconfiança e autonomia, desta forma, descobre a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção”, detalha.

A secretária ainda acrescenta que o trabalho com a recreação também auxilia a integrar o indivíduo ao meio social, a desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal, a facilitar o agrupamento por idades ou afinidades, a adquirir hábitos de relações interpessoais, desinibir, desenvolver a comunicação verbal e não-verbal, descobrir habilidades lúdicas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

E se engana quem pensa que a recreação é só às crianças. Ana conta que todas as fases da vida humana necessitam de atividades recreativas. “Ter momentos de prazer e lazer são fundamentais para uma vida equilibrada e saudável. O jovem/adulto que brinca é mais ‘leve’, menos cansado e estressado, além de ser mais comprometido, feliz e responsável”, finaliza.

Saiba mais – Recreação é a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, liberdade de expressão, criatividade, alegria e o prazer de forma individual ou coletiva. As atividades recreativas envolvendo jogos, brinquedos e brincadeiras podem ser desenvolvidas em escolas, clubes, empresas, acampamentos, dentre outros espaços.

Brincando a criança experimenta descobre inventa aprende e também confere habilidades

Atualmente há várias escolas municipais que trabalham projetos cujo incentivam a recreação

Ao brincar a criança é estimulada pela curiosidade autoconfiança e autonomia desta forma descobre a linguagem o pensamento a concentração e a atenção

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados