Prefeitura de Itararé

Publicado em 19 de abril de 2018


Educação de Itararé (SP) reforça a importância da valorização da cultura indígena

Escolas Municipais abordam o tema com os alunos

As atividades são planejadas para desenvolver também aptidões de coordenação

Dia 19 de abril é comemorado o ‘Dia do Índio’. Criada para valorizar a identidade do povo indígena, a data também tem por objetivo reforçar a necessidade de preservação da etnia.

Em Itararé (SP), de acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, nesta época as escolas produzem artigos, iniciativas e eventos sobre o tema, a fim de valorizar a cultura indígena e apresentá-la aos alunos. “São desenvolvidos trabalhos com matérias e reportagens que estimulem discussões sobre o que está acontecendo com os povos indígenas no Brasil”, conta.

Conforme ela, os alunos também têm a oportunidade de conhecer mitos e lendas do povo de forma dinâmica, com atividades artísticas e musicais que desenvolvam a criatividade e outras coordenações.

Nas escolas, é comum neste dia encontrarmos na saída das escolas alunos com cocar na cabeça e rosto pintado, trazendo a ludicidade. “Brincar é uma forma de ensinar. O resultado final são crianças que entendem sobre a diversidade dos povos, a importância da manutenção de suas terras e o respeito às suas manifestações culturais”, finaliza.

Em virtude da data, alunos têm a oportunidade de conhecer mitos e lendas do povo de forma dinâmica, com atividades artística

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados