Prefeitura de Itararé

Publicado em 7 de agosto de 2018


Em ação inédita, Gestão Heliton do Valle cria comissão municipal de educação ambiental

Iniciativa tem por objetivo discutir a Educação Ambiental do Município

Eleição foi acompanhada pelos secretários municipais de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira e de Administração, Jeronimo de Almeida. Na foto, Christiano, César, Ana Maria, Capelassi e Jeronimo

Cuidar, preservar e valorizar o Meio Ambiente. Estas são algumas das metas da gestão Heliton do Valle. O feito, intensificado desde o início do mandato, já rendeu ao município o selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA) (saiba sobre ao fim da matéria). Para fortalecer as ações, a gestão criou, pela primeira vez na cidade, uma comissão municipal de educação ambiental.

A iniciativa foi estabelecida em abril deste ano e conta com as participação de funcionários públicos e da sociedade civil, sendo eles o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Alberto Capelassi; assistente técnico pedagógico de Ciências da Rede Municipal de Ensino, César Augusto Rodrigues e o contador, Christiano Zambianco. A eleição e aprovação foi realizada pelo conselho municipal de Educação e acompanhada pelos secretários municipais de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira e de Administração, Jeronimo de Almeida.

Conforme César, o objetivo do novo conselho é discutir a Educação Ambiental do Município, elaborar, implementar e monitorar a Política Municipal de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental. “Nosso intuito é participar e interagir nos diversos segmentos da sociedade civil e no poder público na construção de experiências e saberes para incorporar propostas que visem a mediação de interesses e resolução de conflitos Socioambientais”, explicou.

César ainda pontuou que os benefícios serão diversos, entre eles atividades para os alunos de Educação Ambiental como trilhas ecológicas, oficinas de aprendizagem e construção de um viveiro pedagógico. “Acontecerão ações significativas e lúdicas a todos os segmentos da Rede Municipal de Ensino, inclusive capacitações para professores e atendimento a Educação não formal como terceira idade”, destacou.

O Programa: Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados