Prefeitura de Itararé

Publicado em 21 de junho de 2018


Em ação inédita, prefeito de Itararé (SP) adere a Operação Corta Fogo

A partir da adesão do termo, diversas ações deverão ser desenvolvidas pelo município visando evitar incêndios florestais

Prefeitura ainda terá acesso a atualizações diárias no site da Operação Corta Fogo, a fim de detectar, via satélite, o risco de fogo e os focos de queimadas

O uso do fogo ainda é frequente como fator de manejo da terra para plantio, limpeza de terrenos e pastagens. No entanto, quando foge ao controle, causando os chamados incêndios, pode alastrar-se rapidamente por grandes áreas de vegetação, especialmente nos períodos de seca. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Itararé (SP), em uma ação inédita, realizou a adesão ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Operação Corta Fogo), visando a criação de alternativas ao uso do fogo em relação aos métodos tradicionais que adotam essa prática.  

A partir da adesão do termo, diversas ações deverão ser desenvolvidas pelo município, a começar pela criação, formalização e institucionalização de uma brigada composta por servidores municipais, que participará de treinamentos do Corpo de Bombeiros, nos cursos específicos de combate ao fogo em coberturas vegetais, além de um mapeamento das áreas de risco de incêndios florestais e desenvolvimentos de ações preventivas nas escolas e junto à sociedade civil.

Além disso, a Prefeitura ainda terá acesso a atualizações diárias no site da Operação Corta Fogo, a fim de detectar, via satélite, o risco de fogo e os focos de queimadas.

De acordo com o prefeito Heliton do Valle, a operação, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) está divida em quatro programas integrados e complementares, sendo eles prevenção, controle, monitoramento e combate.

“Além do reconhecimento do Governo Estadual e das capacitações fornecidas pelo corpo de Bombeiros e Defesa Civil, esse termo também contará como pontuação para a cidade no programa Município Verde Azul”, destaca. “Esse é um importante passo para que possamos construir uma nova história para Itararé”.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados