Prefeitura de Itararé

Publicado em 18 de julho de 2018


Em Itararé (SP), aluno de 7 anos arrecada mil quilos de material reciclável

Iniciativa ocorreu após João Victor participar de ações sobre consciência ambiental na escola

O empenho, conta o aluno, é para, além de conservar e contribuir com o meio ambiente, ganhar a viagem do projeto Coleta Seletiva

A preocupação e conservação do Meio Ambiente tem que se tornado assunto corriqueiro na Rede Municipal de Ensino de Itararé (SP). A fim de que os alunos obtenham cada vez mais consciência sobre a preservação ambiental, diversas ações têm sido realizadas nas escolas, entre palestras, visitas, atividades e concursos.

Aluno do 2º ano da EM Adriano Queiroz Pimentel, João Victor Rodrigues dos Santos, tem participado assiduamente delas. E surpreendeu nos últimos dias ao chegar na escola com uma bag lotada de recicláveis. “Contei com a ajuda dos meus pais, avós, tia e prima”, conta.

Com capacidade para mil quilos, a bag, conforme ele, foi sendo preenchida no decorrer de um ano. O empenho, conta o aluno, é para, além de conservar e contribuir com o meio ambiente, ganhar a viagem do projeto Coleta Seletiva. “Tive a ideia depois de aprender sobre como podemos cuidar mais da natureza na escola e desejar viajar”, revela João

Segundo a secretária municipal da Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, a viagem é um prêmio ofertado a três alunos de cada unidade escolar, do 1º ao 5º, que mais arrecadarem recicláveis. “No ano passado, ao todo, a Rede recolheu 3.090 quilos de materiais, que foram encaminhados a cooperativa Nova Esperança. Os alunos destaques foram contemplados com uma viagem cultural a Curitiba”, explica.

Segundo a professora da turma, Marivalda Aparecida Lima, todos os alunos têm se engajado muito com o projeto, porém o aluno se destacou ao levar tanto material de uma só vez. “As crianças se empenham em trazer o material visando ganhar a viagem, porém, ainda ajudam o meio ambiente. Nós aproveitamos isso para trabalhar o tema em sala de aula e reforçar sua importância”, diz.

Conforme João, o incentivo aos demais colegas da escola fica restrito, haja vista que é uma competição e ele quer ganhar, mas fora dali ele procura semear o que aprendeu e aprende sobre a consciência ambiental.

Para o prefeito, Heliton do Valle, colher os frutos, em tão pouco tempo da implantação do projeto, é uma alegria e satisfação sem fim. “João tem apenas sete anos. Que consciência linda ele já adquiriu sobre cuidar do nosso Meio Ambiente. Fico feliz ao saber que estamos plantando boas sementes e que contamos com os profissionais certos a isto”, finaliza.

 

Segundo a professora da turma, Marivalda Aparecida Lima, todos os alunos têm se engajado muito com o projeto

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados