Prefeitura de Itararé

Publicado em 16 de fevereiro de 2018


Em Itararé (SP), gestão Heliton do Valle é a primeira da região a aderir ao ‘Programa Acessuas Trabalho’

Através dele, município foi contemplado com mais de 70 cursos gratuitos à população

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perúcio e o prefeito, Heliton do Valle

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Assistência Social, aderiu ao Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). Ofertado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

O Programa tem como público prioritário de suas ações populações urbanas e rurais, em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes no município integrante do Programa, com idade entre 16 e 59 anos, com prioridade para usuários dos serviços e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.

De acordo com o prefeito, Heliton do Valle, Itararé é a única cidade da região que participa desta iniciativa. “A medida aponta e reafirma nosso compromisso com a Política de Assistência Social e o foco em geração de emprego”, enfatiza.

Conforme ele, o Acessuas foi aderido em 2014, mas nenhuma ação concreta foi realizada. “O programa estava paralisado. Nossa gestão repactuou-o e nossa primeira ação foi aderir ao Pronatec”, conta.

Através desta ação, explica a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perúcio, a Secretaria conseguiu fazer parte, em outubro de 2017, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Voluntário) que tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional de forma gratuita.

Como resultado, neste mês o município foi contemplado com 73 cursos profissionalizantes a distância à população.

Segundo Luciana, o maior objetivo com o Pronatec e Acessuas é oportunizar a capacitação profissional e assim promover o acesso ao.mundo do trabalho. “Iremos promover o acesso da população que se enquadra no perfil estabelecido, às inscrições e participação frequente no curso escolhido e ainda disponibilizar computadores com acesso à internet nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte e Centenário para a população usuária da Política de Assistência Social, como forma de facilitar o acesso aos cursos”, explana.

Entre os cursos disponibilizados há recepcionista, espanhol básico, assistente de recursos humanos, agente de gestão de resíduos sólidos, agente comunitário de saúde, auxiliar de fiscalização ambiental, dentre outros. A listagem completa está disponível em goo.gl/jECMKA.

Conforme a secretária, para cada curso há um número de vagas e pré-requisitos. Todos terão início no dia 26 de março com término em 24 de agosto deste ano. As pré-matrículas devem ser efetuadas na Secretaria Municipal de Assistência Social – localizada a rua São Pedro, 420, centro – a partir da próxima segunda-feira (19). É necessário apresentar RG, CPF e o NIS. O interessado também deve fornecer um e-mail.

Segundo Luciana, será dada preferência aos que atenderem a um dos seguintes requisitos:

a. ser estudante do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;

b. ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;

c. ser trabalhador, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;

d. ser beneficiário de programas federais de transferência de renda;

e. portar alguma deficiência, pertencer ao povos indígena ou comunidade quilombolas;

f. ser adolescentes ou jovem em cumprimento de medida socioeducativa.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados