Prefeitura de Itararé

Publicado em 18 de julho de 2018


GCM de Itararé (SP) alerta sobre os perigos do cerol em linhas de pipas

Atividade prevê multa no valor de R$ 240,00

Mistura proibida pode causar acidentes de consequências trágicas

Com a chegada das férias, muitas crianças e jovens aproveitam para brincar nas ruas e encher o céu de pipas. Em Itararé (SP) não é diferente. Com vistas à prevenção de acidentes ocasionados pelo brinquedo, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensifica as fiscalizações nesta época do ano e alerta para os riscos do uso em locais inapropriados.

Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, além das perigosas descargas elétricas, quando enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica tendo. “A consequência disto tudo é a interrupção do fornecimento de eletricidade e até a queima de eletrodomésticos na vizinhança”, aborda.

Outro fato perigoso e proibido, inclusive, lembra o comandante, é a linha com cerol. “O fio, além de machucar o próprio usuário, pode atingir terceiros e causar acidentes de consequências trágicas”, enfatiza.

Conforme ele, em Itararé existe a Lei Municipal nº 2906/2005 que prevê multa no valor de R$ 240,00 para o uso e o dobro do valor em caso de reincidência.

Denúncias podem ser feitas a GCM através do 199 ou para a Fiscalização Municipal por meio do telefone (15) 3532-8000.

Orientações – Para que a brincadeira tenha um final feliz e satisfatório, Jocimar orienta:

– Soltar pipa apenas em locais afastados da rede elétrica, em campos abertos ou parques;

– Nunca usar fios metálicos, nem papel laminado, para confeccionar a pipa, pois são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos e em árvores que toquem ou estejam muito próximas a rede elétrica, não tentar retirá-las. A orientação também segue para caso a pipa cair em locais de difícil acesso;

– Não usar cerol e nem linhas metalizadas;

– Não jogar objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;

– Não soltar pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolher a pipa imediatamente;

– Preferir pipas que não precisem de rabiola;

– Não subir em telhados, lajes, postes ou torres para recuperar pipas.

O cerol – Passado na linha para cortar outras pipas, o cerol se transforma em verdadeira guilhotina, capaz de tirar a vida de pessoas em fração de segundos. O material é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados