Prefeitura de Itararé

Publicado em 24 de agosto de 2018


Gestão Heliton do Valle apoia a luta pela igualdade da mulher em Itararé (SP)

Prefeito da cidade incentiva escolha profissional das funcionárias

As funcionárias são ótimos exemplos para as mulheres que têm receio em seguir alguma carreira, diz o prefeito

Hoje celebra-se o ‘Dia Internacional da Igualdade da Mulher’, data para lembrar das vitórias obtidas pela classe e refletir sobre sua condição atual. Para o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, o marco também representa uma oportunidade de reflexão contra o preconceito no qual muitos se prendem a acreditar que as mulheres são o sexo frágil. “Na Prefeitura, buscamos trabalhar sempre o tema e valorizá-las de igual a igual”, diz o chefe do Executivo.

Como exemplo, cita Heliton, a gestão conta com muitas mulheres ocupando cargos que antigamente eram dominados pelos homens. As servidoras municipais Lilian Flávia Gomes, guarda civil municipal e Danieli Wesgueber, engenheira agrônoma, são duas delas.

Segundo Lilian, no início não foi fácil. O assédio nas ruas a incomodava. “Muitos faziam piadinhas sobre algemas e assuntos neste sentido, mas hoje o quadro de funcionárias na área é grande e conseguimos nos impor”, conta ela que já tem 16 anos de casa.

Danieli relata que também enfrentou barreiras. Atuando na área da horticultura (frutas, verduras, flores), a engenheira faz visitas aos pequenos produtores, a fim de dar a orientação necessária para que haja um bom desenvolvimento do plantio. Porém, diversas vezes, Danieli expõe que se deparou com situações em que explicava ao produtor e, após, ele perguntava tudo de novo para algum colega de trabalho, desconfiando do que ela havia orientado. “Era nítido que ele tinha um pé atrás por eu ser mulher. Isso ainda acontece de vez em quando, mas é bem pouco, agora já ganhei a confiança dos agricultores”, detalha.

Para a família e amigos, o trabalho das duas é visto com naturalidade. Danieli comenta que a família mora no campo e que ter estudo na área é motivo de orgulho para os pais. “Quando conheço alguém e entramos neste assunto de trabalho, as pessoas sempre pedem dicas sobre como cuidar de alguma planta, é de praxe acontecer”, conta rindo da situação.

Para Lílian, mesmo a família dando apoio, sempre há o receio pela função. “Hoje estou no Centro de Operações e Inteligência (COI), mas também gostava de atuar na rua. As situações externas são mais tensas, é preciso conter a emoção, já chorei atendendo uma criança pequena, na idade do meu filho, mas não vejo isso como fragilidade ou fraqueza, realizei meu trabalho da mesma forma que os outros profissionais”, descreveu.

Para o prefeito, o que faz a diferença no trabalho bem feito não é o sexo da pessoa, mas a sua dedicação e empenho. “As mulheres que compõe nosso time de trabalho são ótimos exemplos para as que têm receio em seguir alguma carreira. Hoje é importante quebrar os estereótipos para que o pré-conceito e o preconceito não interfiram nas escolhas profissionais. Elas tem o apoio da nossa gestão”, finaliza.

 

Engenheira agrônoma, Danieli atua na área de Horticultura

Lilian conta que já chorou atendendo uma criança, mas que não vê isso como fragilidade

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados