Prefeitura de Itararé

Publicado em 21 de setembro de 2017


Gestão Heliton do Valle prepara crianças e jovens que apresentam alguma deficiência em Itararé (SP) a convívio em sociedade de forma funcional e positiva

Trabalho é realizado por profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado

Todos os educandos do município que apresentam alguma deficiência recebem atendimento especializado

Nesta quinta-feira (21) o Brasil celebra o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. A data chega para relembrar que ainda há muito o que avançar na acessibilidade deste grupo aos mais diversos campos.

Sensibilizado a causa, em Itararé (SP), o prefeito Heliton do Valle, através da Secretaria Municipal da Educação, mantém o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé (CAEEI) e prepara as crianças e jovens que apresentam alguma deficiência ao desenvolvimento de suas habilidades e competências para um convívio em sociedade de forma funcional e positiva.

No local, cerca de 130 educandos que possuem alguma deficiência, seja ela auditiva, visual, intelectual, múltipla, física e transtorno do espectro autista, recebem atendimento especializado com fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga. Eles também são acompanhados por uma neuropediatra e em contra turno frequentam a sala de recurso multifuncional, que são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos à oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Conforme a secretária municipal de Educação, Ana Maria Oliveira, nas escolas, os educandos com algum tipo de deficiência permanecem em sala de aula com o professor do ensino regular tendo, na maioria das vezes, um estagiário para auxiliar  em  situações específicas. “Em contra turno recebem atendimento com a psicopedagoga para identificar, intervir e, principalmente, prevenir fatores que interferem negativamente em processos de aprendizagem”, detalha a Ana Maria.

A profissional Adriana dos Santos, como assessora técnica pedagógica da Educação Especial, também realiza um trabalho com  professores, agentes da comunidade e familiares. “Este educandos participam de todos os projetos propostos pelas unidades escolares mesmo que de forma adaptativa”, explica.  

Segundo o prefeito, promover a inclusão está entre suas metas de gestão. “Nossos profissionais da Educação estão fazendo um excelente trabalho. Continuaremos a dar todo apoio necessário para que esta inserção aconteça cada vez mais com qualidade”, realçou.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados