Publicado em 17 de julho de 2018

Investimentos em segurança: Gestão Heliton do Valle amplia monitoramento com câmeras em Itararé (SP)

Ação tem reduzido o índice de criminalidade no município

Local conta com seis monitores

O município de Itararé (SP) tem se tornado cada vez mais seguro. Entre tantas ações realizadas na área de segurança pela gestão Heliton do Valle está a ampliação da Central de Videomonitoramento, administrada pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Criada em 2014, com a instalação de 34 câmeras em pontos diversos da cidade, a sala de monitoramento era pequena e contava apenas com dois monitores. Há mais de um ano, após assumir a gestão, o prefeito, Heliton do Valle, deu início a uma séries de reformas e adequações no local. A ação resultou em uma sala duas vezes maior, com seis monitores, ar condicionado, manutenção 24h à disposição e substituição de câmeras com problemas por outras em HD. Um investimento no total de R$ 50 mil.

Com a mudança, o local passou a ser um Centro de Operações e Inteligência (COI).

Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, além de proporcionar mais segurança aos munícipes, o COI coibi pessoas de má fé. Desde a sua instalação, o índice de criminalidade diminui na cidade. “Sempre flagramos ações de marginais e, várias vezes, realizamos flagrantes”, detalha.

Atualmente, oito GCMs operam o local, que aguarda, em licitação, mais câmeras e equipamentos para a implantação em novos pontos.

Para o prefeito, segurança também é qualidade de vida. “Quando nos sentimos seguros, nossa vida flui de maneira mais tranquila e serena o que reflete, diretamente, na nossa saúde. Fico feliz em poder contribuir com esta área de tamanha importância a sociedade”, finaliza.

Câmeras antigas foram substituídas por outras em HD

Atualmente, oito GCMs atuam no local