Prefeitura de Itararé

Publicado em 20 de agosto de 2018


Itararé (SP) 125 anos: Escolas municipais desenvolvem atividades para celebrar o aniversário da cidade

Entre elas estão poesias, música e exposições

A EM Profª Ione Maria Marques Martins decorou o mural de entrada com uma homenagem ao portal do bairro, o viaduto do cristo

Em 28 de agosto, Itararé (SP) celebra 125 anos. Para comemorar a data e levar ao conhecimento dos alunos toda a história da cidade, a Rede Municipal de Ensino tem desenvolvido, desde o início do mês, diversos projetos e atividades para com estudantes.

Entre eles está o de poesia da EM Maria da Silveira Vasconcelos, localizada na Vila Osório.

Realizada com alunos do 4º e 5º ano, a iniciativa mostra o cotidiano da cidade em versos e prosas.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Maria Isabel, todas as turmas estão estudando sobre Itararé neste mês, contudo o projeto de Poesias ficou a cargo somente dos alunos do 4º e 5º ano. “Cada um escolheu um tema sobre a cidade e falou sobre ele”, conta.

Pela escola, pode-se observar o resultado do trabalho em exposição nos painéis. “Aproveitamos a atividade para também trabalhar e desenvolver com eles a leitura”, explica a diretora.

A oralidade, interpretação e audição também estão sendo colocadas em prática por meio do projeto. Isto por que, todos os dias, antes de entrar para as salas de aula, tanto no período da manhã, quanto no da tarde, uma das poesias é lida a todos no pátio da escola.

Além desta iniciativa, a EM Alice Fonseca Braga, localizada na zona rural de Santa Cruz dos Lopes, realizará uma sequência de atividades com os alunos dentro do ‘Projeto Identidade e Cidadania’, tais como comparativo de fotos antigas e atuais de vários aspectos do município; produção de movie maker com os pontos turísticos da cidade; exposição de fotos da trajetória do futebol no município; pesquisa sobre os personagens ilustres de Itararé, entre outros.

Já os educandos da EM Maria Jesus, da Vila Novo Horizonte, visitarão o museu e realizarão um passeio em diversas localidades.

Na EM Juracy Martins, que fica no Parque Centenário, produção de cartazes, poesias, acrósticos, painéis, linha do tempo, lenda do Rio Itararé, Revolução de 1932, tropeirismo, passagem dos Bandeirantes, formação do município e padroeiros são algumas das atividades a serem feitas com os alunos sobre o aniversário da cidade. Neste contexto, uma visita para o prefeito já foi feita. (Saiba mais em https://bit.ly/2vYwku5).

A EM do Campo Prof. Messias Sodré tem trabalhado em sala de aula com diversos textos, tanto referentes a história de Itararé bem como poemas, lendas, músicas e curiosidades da cidade. Ainda, através do projeto ‘The Voice Messias’, gravará o hino da cidade e da escola com o aluno vencedor.

A EM Profª Ione Maria Marques Martins decorou o mural de entrada com uma homenagem ao portal do bairro, o viaduto do cristo. Os alunos de todos os anos receberão textos de histórias e informativos referentes a criação do município e a lenda do Rio Itararé, além de desenhos sobre o tema para colorir. Um grande grupo de estudo do hino e a explicação de algumas palavras será realizado. Haverá ainda exposição com fotos.

 

EM Maria da Silveira Vasconcelos realizou uma exposição com poesias feitas pelos alunos sobre a cidade

Entre os objetivos do projeto da EM Maria da Silveira, está trabalhar a leitura

Estudante da EM Juracy Martins visitaram o prefeito

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados