Prefeitura de Itararé

Publicado em 16 de outubro de 2017


Itararé (SP) participa da Conferência Estadual de Assistência Social

Depois de 20 anos, o município voltará a fazer parte da Conferência Nacional

Participantes da Conferência Estadual de Assistência Social

No início de outubro, Itararé (SP) participou da Conferência Estadual de Assistência Social e, depois de 20 anos, estará presente na 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em dezembro. Representará o município, pelo o Poder Público, Gleberson Luiz Rodrigues, que foi o representante na fase estadual ao lado de Gilson Antônio de Camargo, da Sociedade Civil.

Essa participação está sendo comemorada entre os membros da equipe que atua pelo desenvolvimento social do município, entre eles a secretária municipal de Assistência Social de Itararé Luciana Perucio. Ela atribui às conferências a oportunidade de apresentar aos governantes as sugestões locais para o desenvolvimento, registrar os pedidos e mostrar a realidade do município e da região.  

As conferências, segundo a secretária, são espaços de debates coletivos que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais. “É muito importante porque reunimos as diferentes organizações da sociedade civil, trabalhador e entidades de assistência social’, diz ela.

A XI Conferência Estadual de Assistência Social aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de outubro, em Águas de Lindoia (SP). O tema foi ‘Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS’ e contou com a participação de 1.347 pessoas. Foram levadas para o evento as propostas aprovadas nas conferências municipais, com discussões e deliberação dentro de quatro eixos, que abordam a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, a gestão democrática e controle social, acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades.

A principal demanda dessa conferência é o avanço e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Foram aprovadas 12 propostas estaduais e oito propostas da União na plenária final. Foi realizada também a eleição da delegação do Estado de São Paulo, composta por 171 Delegados e 12 Conselheiros Estaduais.

Citando o escritor Paulo Freire, Luciana afirma que Itararé tem trabalhado para diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz. “Precisamos fazer da nossa fala, a nossa prática. Hoje temos um grupo de pessoas motivadas a trabalhar pelas questões sociais no nosso município. Tenho certeza de que vamos concretizar nossos projetos para que possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma a secretária.

 

                                                                                          

Gleberson Luiz Rodrigues, representante do Poder Público de Itararé

Gleberson e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados