Prefeitura de Itararé

Publicado em 11 de outubro de 2017


Itararé (SP) realiza atividades com foco na prevenção de queimadas urbana

Prática é proibida por lei e pode causas danos também à saúde

Segundo Capelassi, as queimadas, sejam nas áreas urbanas ou rurais, são prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, tem realizado diversas ações de Educação Ambiental com foco na prevenção de queimadas urbanas.

Segundo o engenheiro ambiental da Pasta, Luís Capelassi, as queimadas, sejam nas áreas urbanas ou rurais, são prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. A prática ainda é proibida pela Lei 9605/1998.

Conforme ele, a legislação visa reduzir os danos ao meio ambiente à saúde. “A fumaça é antinatural, danosa e, às vezes, até fatal, pois contém partículas, gases e substâncias que provocam irritação dos olhos, da pele, das vias aéreas e até câncer”, aponta.

“Para o meio ambiente o maior prejuízo é a perda da vegetação e de pequenos animais que vivem na área afetada. Ainda, sem mata, em algumas áreas, pode ocorrer que, na chuva, a terra dos locais afetados acabe indo para os rios e riachos, o que prejudica mais ainda esses espaços”, alerta.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados