Publicado em 2 de agosto de 2017

Itararé promove atividades durante Agosto Dourado

Congresso Nacional sancionou lei que institui agosto como mês do aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde de Itararé inicia nesta quinta-feira (3) as atividades da campanha ‘Agosto Dourado’, uma ação de conscientização e esclarecimentos a respeito da importância do aleitamento materno.
Aprovada recentemente pelo Congresso Nacional a campanha tem como objetivo enfatizar sobre os benefícios trazidos pela amamentação, tanto para os bebês como para as mães.
Segundo a Secretaria as unidades de saúde realizarão reuniões e palestras sobre o tema, visto que todas as mulheres devem ser incentivadas a amamentar seus filhos, principalmente nos seis primeiros meses de vida, pois é essencial para a proteção e desenvolvimento da criança, além de fortalecer o vínculo emocional entre os dois.
Benefícios do Aleitamento Materno
O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida. E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.
Iniciar alimentos complementares antes de seis meses de idade não é recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe.
O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidências científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Confira a agenda de palestras:
03/08 – ESF Jardim Alvorada
09/08 – ESF Cruzeiro e ESF Tonico Adolfo