Prefeitura de Itararé

Publicado em 10 de julho de 2018


Melhoramento genético: Prefeitura de Itararé (SP) investe em projetos para evitar o êxodo rural

Programa visa aumentar a produção do gado leiteiro através de inseminação artificial

Segundo o prefeito Heliton do Valle, é muito gratificante ver que o projeto tem auxiliado seu público alvo

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, tem desenvolvido diversos projetos a fim de incentivar o pequeno produtor rural. Uma dessas ações, como explica o secretário municipal da Pasta, Castelar Pimentel, é o programa de Melhoramento Genético, que visa a doação de ampolas de sêmen de gado Jersey e Holandês aos pequenos produtores.

“O objetivo desse programa é melhorar a genética do gado através da inseminação artificial e assim, consequentemente, aumentar a produção de leite”, explica.

De acordo com ele, durante o ano de 2017, foram doadas 300 doses de sêmen e, ao início deste ano, mais 300 foram adquiridas. A distribuição é limitada a 10 ampolas por criador, mediante a apresentação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Para o criador José Waldeci Moura, beneficiado por diversos programas da Prefeitura, tais como correção do solo, Patrulha Agrícola e Melhoramento Genético, o auxílio faz toda a diferença.

“Eu não tenho um touro. Toda a minha boiada veio do sêmen disponibilizado pela Prefeitura. Além disso, eu planto o pasto para meu gado e, se não fosse pela ajuda da Patrulha Agrícola, seria muito difícil”, destaca.

Segundo o prefeito Heliton do Valle, é muito gratificante ver que o projeto tem auxiliado seu público alvo. “Essas ações são realizadas com o objetivo de ajudar o pequeno produtor. Saber que esse, e outros programas da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, tem surtido resultados é uma vitória não somente para o campo, mas para todo o município de Itararé”, enfatiza.

Mantendo o homem no campo – Pai e filho, os produtores de leite Antônio Ferreira Machado e Luis Antônio Ferreira, trabalham juntos na propriedade da família.

De acordo com Antônio, o auxílio prestado pela Prefeitura, além de colaborar com a melhora na genética do rebanho, também diminui os custos para o criador. “Ter um touro, além de gerar gastos sem retorno, é muito perigoso. É um animal, imprevisível, que do nada, pode atacar”, explica.

O  filho, Luis Antônio, concorda com o pai e ainda acrescenta que sem as ações desenvolvidas em prol do homem do campo, ele seria obrigado a deixar a área rural. “Eu gosto muito de trabalhar aqui com meu pai e, sem esses programas, eu teria que procurar emprego em outro lugar. Esses programas nos ajudam muito”, finaliza.

Segundo o produtor Waldeci, toda sua boiada veio do sêmen disponibilizado pela Prefeitura

Pai e filho, os produtores de leite Antônio Ferreira Machado e Luis Antônio Ferreira, trabalham juntos na propriedade da família

Durante o ano de 2017, foram doadas 300 doses de sêmen e, ao início deste ano, mais 300 foram adquiridas

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados