Prefeitura de Itararé

Publicado em 6 de fevereiro de 2018


Moradora de Itararé (SP) entra para a história dos Jogos Regionais dos Idosos

Teresa Weiss é a primeira mulher a ser classificada para a fase estadual do torneio na modalidade Truco

A dupla de ouro de Itararé, Teresa Weiss e Reinaldo Benedito

Medalhista de ouro na última edição dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), a moradora de Itararé (SP), Teresa Weiss, entrou para a história da competição como a primeira mulher a ser classificada para a fase estadual do torneio na modalidade Truco, que será realizada em Praia Grande (SP) entre os dias 23 de março e 1º de abril.

Aos 74 anos de idade, Dona Teresa tem mais de 40 só de Truco. “Comecei a jogar quando era jovem”, conta. “Já jogava com meu irmão quando era criança. Mas era só como brincadeira”, acrescenta.

A competição só surgiu na vida de Teresa recentemente. Após passar por uma cirurgia em 2012, precisou começar a praticar atividades físicas. Foi aí que começou a frequentar o Clube da Terceira Idade, uma iniciativa da Prefeitura de Itararé. “Surgiu a oportunidade de participar do meu primeiro campeonato da regional terceira idade. A primeira vez que eu competi foi jogando bocha! E daí eu não parei mais”, relembra.

O Truco, no entanto, ainda era só passatempo. Em 2013 competiu pela primeira vez na modalidade, como suplente. Este ano, novamente, foi como substituta e emplacou a medalha de ouro ao lado de Reinaldo Benedito.

Reinaldo, que já compete há mais de 20 anos na modalidade, admite que existem mulheres no Truco, mas elas ainda são minoria. “Você vê mulheres em campeonatos grandes, mas são poucas” relata.

Para Dona Teresa, as mulheres não tem interesse e nem incentivo para jogar. “O Truco é um jogo tipicamente masculino”, explica, “e as mulheres ficam um pouco receosas por conta disso. Todo mundo olha, como se dissessem ‘Nossa, o que será que uma mulher está fazendo aqui?’, mas alguém tem que enfrentar. Alguém tem que chegar lá”, completa.

O Truco para ela, mais do que diversão e esporte, é uma forma de terapia. “Nós, nessa altura da vida, temos que fazer alguma coisa! Vai ficar esperando a morte chegar? Não tem como! Tem que fazer a cabeça funcionar! Eu gostaria que as mulheres se apresentassem mais para jogar, que se interessassem, que corressem atrás. Hoje o mundo está se tornando das mulheres!”, destaca.

Saiba mais – Interessados em participar das atividades físicas do Clube da Terceira Idade podem obter mais informações junto a Coordenadoria de Esportes de Itararé, localizada na Rua Dr. Pedro de Alencar, nº 427 ou através do telefone (15) 3531-3163. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados