Prefeitura de Itararé

Publicado em 2 de outubro de 2017


Na semana do ‘Dia do Coração’, Prefeitura de Itararé (SP) dá dicas para mantê-lo saudável

Saiba o que fazer para ficar com a saúde dele em dia

Atenção a alguns sintomas de doenças do coração

No dia 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração. A data tem como objetivo conscientizar a população e lembrar a importância e os cuidados que são necessários para mantê-lo saudável.

De acordo com a secretária da saúde, Ana Maria de Souza, as pessoas com maior propensão a desenvolverem doenças cardiológicas são os sedentários; obesos; pessoas com colesterol alto; diabéticos e aqueles que já tem histórico de doença cardíaca na família.

Ana Maria cita que alguns sintomas são comuns a quem tem ou está desenvolvendo uma doença cardíaca. “Falta de ar frequente, cansaço fácil, desmaios, dor no peito, palpitações ou taquicardia, má circulação, inchaço e até mesmo a impotência sexual podem estar relacionados a alguma disfunção do coração”.

Confira algumas dicas para cuidar do seu coração:
 

Pratique exercícios físicos: contribui para o fortalecimento do coração, aumentando a circulação, diminuindo a pressão arterial, e por consequência deixando o coração mais forte e diminuindo o seu esforço para manter a circulação sanguínea.
 

Tenha uma alimentação saudável: fará com que o colesterol e as gorduras diminuam no organismo e não afetem o funcionamento do coração ou das veias que são responsáveis por levar o sangue bombeado pelo coração para o resto do corpo.
 

Visite um cardiologista periodicamente: recomenda-se a consulta do cardiologista periodicamente, uma vez que mesmo pessoas que nunca tiveram problemas relacionados a coração podem sofrer de alguma doença, que pode muitas vezes não ser perceptível, como alterações no ritmo do coração, hipertensão arterial e colesterol alto.  

Saiba mais – Pessoas que apresentam estes sintomas e moram em Itararé, conforme a secretária devem se dirigir ao posto de saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço. “O primeiro atendimento é realizado pelo clínico geral, que encaminhará ao cardiologista se necessário. O tempo de espera para o atendimento dependerá da urgência do caso. Consultas eletivas são agendadas de acordo com a disponibilidade de vagas no Ambulatório de Especialidades”, informa Ana.

Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471, ou através do telefone  (15) 3531-8160

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados