Prefeitura de Itararé

Publicado em 15 de agosto de 2018


No ‘Dia da Informática’, funcionários do setor falam sobre a rotina de trabalho na Prefeitura de Itararé (SP)

Só neste ano, equipe já atendeu mais de 1550 chamados para manutenção

“A equipe vem desenvolvendo com êxito suas ações”, disse o prefeito

Você já imaginou a vida sem os computadores, a internet e as tecnologias que existem à disposição atualmente? Provavelmente, em algum momento, alguma delas falhou e você pode perceber o quanto necessária é a informática nos dias de hoje.

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, reconhece esta importância. Segundo ele, o Departamento de Informática é uma das engrenagens que faz a Prefeitura funcionar. “Sem este suporte e o trabalho dedicado da equipe, certamente, estaríamos andando a passos lentos”, destaca.

Conforme o supervisor responsável pelo setor, Fabiano Iszczuk, quando a estrutura foi implementada, em meados de 1998, atendia apenas a Educação, o restante do serviço era terceirizado. “Com o tempo, e a qualidade do trabalho, o atendimento cresceu e passou a atender toda a municipalidade”, explica.

Hoje, o setor conta com quatro profissionais responsáveis por toda a Prefeitura. Os chamados são feitos por e-mail ou telefone.”Quando possível tentamos resolver pelo próprio telefone ou suporte remoto, pois, muitas vezes, a situação é simples, basta a orientação para que seja resolvido”, afirma o supervisor.

Diogo de Morais está há três anos na Informática e é o responsável pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). De acordo com ele, a Educação é a área com mais chamados. “Em 2017, só nesta Secretaria foram 779 atendimentos”, conta. “As ocorrências são desde problemas de rede, configuração de programas, impressoras e até casos que demandam a troca de peças. Existem as prioridades, mas no geral tentamos fazer um roteiro quando há necessidade de ir até o local, para economizar tempo e combustível”, conta Diogo.

Adriano Miranda, técnico em Informática, é responsável pela manutenção dos microcomputadores. Ele, que há 12 anos faz parte deste quadro, relatou que só no ano passado os atendimentos chegaram a mais de dois mil. “Neste ano, até o momento, já foram mais de 1550 chamados”, expõe.

Segundo Edenilson Zambianco, programador, além das manutenções e reparos, alguns programas usados pelos setores como sistemas de senha utilizado na Farmácia Municipal (Farmai), foram desenvolvidos internamente, com isso as demais áreas tem mais respaldo no atendimento.

“Isso gera economia e também agiliza o processo. Se temos algum problema o suporte é mais rápido”, enfatiza o prefeito que aproveitou para agradecer aos servidores. De acordo com ele a equipe vem desenvolvendo com êxito suas ações.

Adriano Miranda é um dos responsáveis pela manutenção dos microcomputadores

Alguns dos programas e sistemas de senha utilizados na Prefeitura foram criados pelo programador Edenilson Zambianco

Diogo de Morais é o responsável pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo)

Fabiano Iszczuk, supervisor responsável pelo setor, comentou sobre o crescimento na área

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados