Prefeitura de Itararé

Publicado em 13 de setembro de 2017


No dia do Patrimônio Histórico, Museu de Itararé é opção de passeio

Acervo indígena, tropeiro e fotográfico resgatam a formação do município

Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. O município de Itararé (SP) oferece uma saudosa opção de passeio. No Museu Camilo de Mello Pimentel, sob a responsabilidade da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Turismo, o local conta com acervo indígena guaianases, primeiros povos a habitarem o município, quando ainda era chamado Campos de São Pedro.
Passeando pela história, o Museu ainda tem artefatos da Revolução Constitucionalista de 1932, fotografias da formação do município, além de peças dos primeiros tropeiros que vinham de Via Mão (RS) rumo à Feira de Moares em Sorocaba (SP).
Inaugurado no dia 27 de agosto de 2015, o Museu Municipal tem como principal finalidade resgatar a memória histórica de Itararé, além de preservar e valorizar o patrimônio cultural.

Dia do Patrimônio Histórico -. A data foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado, jornalista e escritor. defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro, provocou a criação do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado desde 1998, quando completaria 100 anos. Ele foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937.
Conheça o Museu – As visitas para conhecer o local acontecem de quarta a sexta-feira, das 13h às 17h30, nos demais dias é necessário entrar em contato com a Prefeitura de Itararé pelo (15) 3531-1749 e agendar o passeio com antecedência. O edifício fica na Rua Belizário Pinto, 70, na Vila Jurandir.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados