Prefeitura de Itararé

Publicado em 8 de maio de 2018


Oficina de ‘Cineminha’ está com inscrições abertas em Itararé (SP)

Aula será ministrada nesta quinta-feira (10)

Durante a atividade, os participantes irão construir um pequeno aparelho para passar filmes: o Cineminha

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas (20 vagas) para a oficina gratuita ‘Cineminha’.  A atividade faz parte do programa ‘Pontos MIS’, uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Ministério da Cultura e a Secretária Estadual da Cultura com o município.

A aula será ministrada por Ralph Friedericks quinta-feira (10) das 13h às 17h no Teatro Municipal Sylvio Machado, localizado à rua XV de Novembro, 65, centro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Coordenadoria, que fica na rua XV de Novembro, 69 – Centro. Os interessados devem ter idade mínima de 7 anos.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente ou através dos telefones (15) 3532 8000.

A oficina – Durante a atividade, os participantes irão construir um pequeno aparelho para passar filmes: o Cineminha. O suporte para assistir será feito com uma caixa de papelão e palitos de madeira e o filme com uma tira de papel branco desenhada quadro a quadro pelos participantes. Mas, antes de pôr a mão na massa, eles irão aprender um pouco sobre a linguagem do cinema assistindo alguns curtas-metragens brasileiros. Ainda conhecerão um pouco dos aparelhos famosos que foram inventados antes do cinema.

O oficineiro – Ralph Friedericks é cineasta, fotógrafo, arte educador. Estudou fotografia e roteiro em Paris (Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual de Paris) e Propaganda & Criação no Mackenzie em São Paulo. Realizou alguns curtas-metragens que participaram de festivais brasileiros e foram exibidos na TV Cultura. Foi ganhador do Festival do Minuto com o curta ‘Pontos de Vista’. É sócio-diretor audiovisual da Produtora Matiz Filmes onde realiza projetos audiovisuais diversos; vídeos documentários, vídeos institucionais, filmagens de espetáculos e outros. Coordena Oficinas e Workshops de Cinema-Vídeo, Fotografia, Animação, Brinquedos Ópticos desde 2000 para diversos lugares: PONTOS MIS, SESC, SESCOOP, ‘Navegar Amazônia’ de Jorge Bodanzky, nas Fábricas de Cultura de SP e outros. Há 15 anos coordena o ‘Grupo de Cinema Sustentáveis Cinéfilos’ que se encontra mensalmente para assistir, debater e analisar filmes da cinematografia brasileira e internacional em São Paulo. Participou da exposição fotográfica ‘Olhares sobre Veneza’ no CEEA em Paris com fotógrafos europeus. Realizou a exposição ‘Paris em Preto e Branco’ na Embaixada de Paris durante o Foto Arte de Brasília.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados