Prefeitura de Itararé

Publicado em 6 de julho de 2018


Padaria Municipal de Itararé (SP) presta serviço com excelência

Heliton do Valle, prefeito da cidade, elogia os funcionários

O forno comporta mais de mil pães

Trigo, ovos, margarina e fermento. Os ingredientes principais para a produção de pão não são muitos, mas já imaginou qual o volume de matéria prima utilizada para fabricação de nove mil pães por dia? Esta é a quantidade  produzida na Padaria Municipal de Itararé (SP) para as Escolas Municipais e Estaduais da cidade. Ao todo, segundo o padeiro chefe, Nilson Aparecido Martins, funcionário há 21 anos no local, mais de 350 quilos de trigo são usados por dia.

O trabalho é realizado em equipe. Além de Nilson, atualmente, o quadro de colaboradores é composto por mais três padeiros: Lineu Rosa, Viviani dos Santos Vidal e Marcio José da Silva, e pela responsável a padaria, a encarregada chefe, Glaci Aparecida. “Todos fazemos de tudo um pouco, e com amor. É por isso que nossos pães são tão gostosos”, enfatiza Nilson.

Viviani é a funcionária mais recente. Com cinco anos de casa, entre risadas, ela conta que no ínicio enchia os colegas de perguntas. “Era um mundo novo para mim, e eles já estavam aqui há anos, já tinham muita experiência”, lembra.

Lineu, apesar de entrar apenas um ano antes, já havia trabalhado no local, assim como Nilson, na época em que os cargos não eram ocupados por concurso.

Marcio, há 9 anos dedica-se mais aos cuidados com o forno. “Assar esse volume de pães não é fácil, mas temos um forno bom”, detalha.

O equipamento é elétrico, os pães são assados em temperatura de 220ºC e levam aproximadamente 20 minutos para ficarem prontos.

Pareceu rápido? A produção do famoso ‘pão cachorrinho’ leva horas, das 6h às 11h o pessoal está com a mão na massa. O forno, que comporta mais de mil pães, leva quase uma hora pré-aquecendo. E o processo não para por aí.

A equipe conta que após esfriar, o produto é ensacado e etiquetado com as quantidades destinadas a cada escola. Para não haver desperdício, eles se mantém em constante comunicação com as unidades escolares, assim, se há sobra por algum motivo a produção é reduzida no outro dia.

Para Heliton, o cuidado que os funcionários têm com a produção e para que não haja desperdício merece reconhecimento. “O espaço é motivo de orgulho. Hoje comemoramos o Dia do Padeiro e, sem o empenho destes funcionários, não obteríamos tamanha qualidade e volume na produção, destinada a alimentação das crianças. Deixo os meus parabéns pela dedicação e obrigado por somarem à gestão. Fico feliz em contar profissionais como estes”, finaliza.

Nilson Aparecido Martins, funcionário há 21 anos no local

Marcio dedica-se mais aos cuidados com o forno

Em média, nove mil pães são produzidos por dia

A produção é destinada as Escolas Municipais e Estaduais da cidade

Os pães são ensacados e etiquetados com as quantidades destinadas a cada escola

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados