Prefeitura de Itararé

Publicado em 14 de dezembro de 2017


Pela primeira vez, Itararé (SP) recebe selo do Programa Município VerdeAzul

Ao todo, somente 48 municípios foram classificados

Heliton recebeu o prêmio do secretário estadual do Meio Ambiente, Mauricio Brusadin

De forma inédita, a Prefeitura de Itararé (SP) conquistou quarta-feira (13) o selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA).

A divulgação foi feita durante a comemoração de 10 anos do Programa. A classificação deste ano foi para 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos.

Heliton recebeu o prêmio do   secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin.

Segundo o prefeito, Heliton do Valle, Itararé nunca passou da pontuação mínima. Em 2009, ficou em último lugar dos 645 município do Estado de São Paulo. “Conquistamos 80,41 pontos. É um avanço para a cidade e uma mostra de que estamos no caminho certo”, enfatizou Heliton.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

O Programa: Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados