Prefeitura de Itararé

Publicado em 18 de maio de 2018


Prefeito de Itararé (SP) participa de mobilização em virtude do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Caminhada Faça Bonito reuniu cerca de 700 pessoas e teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o assunto

Para o prefeito, Heliton do Valle, também presente no evento, a população e as autoridades devem trabalhar em conjunto para garantir a segurança e o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Cultura, promoveu nesta sexta-feira (18) a ‘Caminhada Faça Bonito’, em virtude do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A concentração para o evento aconteceu na praça Adhemar de Barros. De lá, a passeata seguiu até a praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro), onde havia diversas atrações para o público, em especial para as crianças, como contação de histórias, espaço para desenho, pintura de rosto e apresentações musicais.

Participaram da mobilização os membros dos projetos sociais da Assistência, a Guarda Mirim, Educandário, APAE e o ‘Busão da Alegria’. No total, estima-se que 700 pessoas estiveram presentes no evento. Segundo a secretaria municipal de Assistência Social, Luciana Perucio, ainda hoje, existem muitos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes impunes e, devido a isso, é necessário conscientizar a população quanto ao assunto. “O caso da criança e do adolescente não é, somente, um caso de poder público, e sim de toda a sociedade. Então todos somos nós somos responsáveis”, enfatiza.

Para o prefeito, Heliton do Valle, também presente no evento, a população e as autoridades devem trabalhar em conjunto para garantir a segurança e o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Nossas crianças, assim como representado no símbolo da campanha do dia 18 de maio, são como flores: belas, frágeis e inocentes. É nosso dever cuidar e tomar todas as precauções para que elas possam crescer saudáveis, tanto física quanto mentalmente, sem nenhum direito a menos”, destacou.

18 de maio – De acordo com o assistente social, Danilo Miranda, atuante no Centro de Referência Especializado de Assistência Social e na Casa da Criança de Itararé, a data de mobilização do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída em 18 de maio em memória a um crime bárbaro envolvendo uma criança de oito anos na cidade de Vitória (ES)

“Neste dia, em 1973, a menina Araceli foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos”, explica. “A partir daí, após a repercussão nacional deste caso, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência”, conclui.

Denuncie –  Além da prevenção, o combate a realidade exige que os casos sejam denunciados. Para isso, o Conselho Tutelar de Itararé pode ser acionado através do telefone (15) 3532-4493. Denúncias também podem ser feitas anonimamente, em nível nacional, através do Disque 100.

 

No total, estima-se que 700 pessoas estiveram presentes no evento

A concentração para o evento aconteceu na praça Adhemar de Barros. De lá, a passeata seguiu até a praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro)

Nossas crianças, assim como representado no símbolo da campanha do dia 18 de maio, são como flores: belas, frágeis e inocentes

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados