Prefeitura de Itararé

Publicado em 22 de junho de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) alerta: vandalismo é crime!

Autor do delito pode ser preso

Placas são um dos principais alvos de vandalismo

Preservar o patrimônio público é um dentre os mais diversos deveres de todo cidadão. Em Itararé (SP), desde que assumiu a Gestão, o prefeito, Heliton do Valle, tem buscado conservar os bens públicos. “É de suma importância que o munícipe também assim o faça. Como o nome diz, pertence a todos nós e depende de cada um cuidar, fiscalizar e tomar as medidas necessárias para se evitar depredações”, reforça,

Conforme ele, os estragos, além de deixar o local feio, traz grande prejuízo ao município, principalmente financeiro. “Quem perde é o próprio cidadão”, expõe.

Heliton lembra ainda que o vandalismo é crime previsto no artigo 163, do Código Penal brasileiro. “O autor do delito fica sujeito à prisão, de um a seis meses, ou multa”, destaca.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Jocimar Ribas, atualmente, os principais atos de vandalismo hoje no município são danos em placas de trânsito, portas e janelas de vidros, lâmpadas de iluminação pública e  pichações em prédios diversos. “Com os investimentos da gestão na GCM, conseguimos atender mais ocorrências, logo o ato diminuiu bastante, contudo, sempre tem um ou outro que ainda não tem a consciência e acaba estragando algo”, detalha.

Para denunciar um ato de vandalismo, os munícipes devem acionar a GCM através do telefone 199 ou a Polícia Militar (PM), por meio do 190.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados