Prefeitura de Itararé

Publicado em 14 de junho de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) dá continuidade ao programa de regularização fundiária no município

Ações fazem parte do convênio Cidade Legal

Através de uma parceria realizada com o Departamento Municipal de Fiscalização, serão realizadas vistorias nos bairros Jardim Fronteira e Vila Esperança

A Prefeitura de Itararé, por meio da Coordenadoria Municipal de Habitação, iniciou nesta semana os trabalhos do programa Cidade Legal, convênio voltado à regularização fundiária na cidade, firmado em 2012 junto à Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo.

Através de uma parceria realizada com o Departamento Municipal de Fiscalização, serão realizadas vistorias nos bairros Jardim Fronteira e Vila Esperança, a fim de efetuar o levantamento planialtimétrico cadastral (Lepac).

De acordo com a coordenadora municipal da Pasta, Eneide Aparecida Silva, o procedimento marca o início dos trabalhos de regularização fundiária, realizada com o objetivo de gerar uma Declaração de Conformidade Urbanística e Ambiental (DCUA), documento que autoriza o registro dos imóveis em cartório e o título de propriedade definitiva aos moradores.

“Ao final do processo, cumprindo com as obrigações inseridas na instrução normativa de 2017, as famílias conquistarão segurança jurídica, encerrando, então, com a realização da matrícula e transcrição da escritura junto ao Cartório de Registro de Imóveis local”, acrescenta.

Cidade Legal – Criado pelo Governo de São Paulo, o programa estadual de Regularização Fundiária Urbana, o Cidade Legal, foi desenvolvido visando auxiliar os municípios paulistas na regularização dos núcleos habitacionais implantados em desconformidade com a lei.

Além desse auxílio e orientação, o Cidade Legal mantém contrato com cinco consórcios de empresas especializadas no assunto, o que possibilita a realização de milhares de serviços essenciais à regularização fundiária urbana, sem custo algum ou contrapartida financeira ao município conveniado.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados