Prefeitura de Itararé

Publicado em 17 de julho de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) desenvolve projeto inédito de incentivo à produção de hortaliças

O programa é voltado ao agricultor familiar que produz insumos para a merenda escolar municipal

A horta ainda produz hortaliças para o consumo das entidades municipais

Chicória, repolho, cenoura, couve-flor e tantas outras hortaliças produzidas na Horta Municipal de Itararé (SP) colorem não só os pratos, mas também a vida dos munícipes. Isso porque, a Prefeitura, em parceria com a Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé (COAFAI), tem desenvolvido um projeto de produção e repasse mais barato de mudas de verduras e leguminosas, visando auxiliar o pequeno produtor rural.

De acordo com o secretário da Pasta, Castelar Pimentel, o projeto, firmado através de uma parceria público-privada, é uma ação inédita gestão Heliton do Valle, voltada ao agricultor familiar que produz insumos para a merenda escolar municipal.

“Esse projeto, além de gerar uma muda mais barata e de qualidade ao pequeno agricultor, ainda garante um acesso mais fácil a esse produto”, destaca.

O funcionário Rivail Aparecido Ferraz, responsável pela Horta Municipal, conta que, por dia, chega a produzir em média 50 bandejas de mudas. “As que tem mais saída são alface, brócolis, repolho e beterraba”, explica.

De acordo com ele, as bandejas são feitas através de encomenda e repassadas aos agricultores por um valor mais baixo que o preço de mercado. “O agricultor só paga pelas mudas após colher o produto”, destaca Rivail. “As mudas são entregues na propriedade de cada um, sem gerar custo adicional ao produtor”.

Além disso, como explica o funcionário, a horta ainda produz hortaliças para o consumo das entidades municipais. “Daqui saem verduras para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Santa Casa de Misericórdia, Educandário, Lar São Vicente de Paulo e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além da doação para algumas instituições carentes no município”, conta.

Para o prefeito Heliton do Valle, a ação, além de incentivar o homem do campo, ainda garante comida saudável nas instituições da Rede Municipal de Ensino. “Temos trabalhado em prol dos agricultores para que eles possam cuidar de suas hortas, sustentar suas famílias e, além disso, produzir verduras de qualidade, garantindo assim uma alimentação saudável e balanceada em nossas escolas”, finaliza.

As bandejas são feitas através de encomenda e repassadas aos agricultores por um valor mais baixo que o preço de mercado

O projeto é voltado ao agricultor familiar que produz insumos para a merenda escolar municipal

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados