Prefeitura de Itararé

Publicado em 22 de dezembro de 2017


Prefeitura de Itararé (SP) inaugura Canil Municipal da GCM

Construção do local contou com investimento de cerca de R$ 10 mil da Prefeitura, doações e parcerias

Nova sede possui uma área total de 180 metros quadrados

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, inaugurou na manhã desta sexta-feira (22) o Canil Municipal da Guarda Civil Municipal (CGM)

O feito é um sonho antigo da GCM e inédito na cidade. Na região, é o segundo a ser inaugurado. O primeiro está em Itapeva (SP).

Localizado a rua Sebastião Jacopetti, 440, Vila Santa Terezinha, o Canil foi construído em seis meses com recursos da Prefeitura – cerca de R$ 10 mil – doações, parceria público privado (PPP) e mão de obra própria dos GCMs Paes, Marcelo, Almeida e Samir.

Ao todo, a nova sede possui uma área total de 180 metros quadrados. Destes, 40 são de área construída. O local vai abrigar os cães que fazem parte do esquema de segurança implantado no município. Além da moradia, os animais vão receber alimentação e treinamento.

Atualmente, dois cães já estão alojados no novo espaço e em serviço a GCM, mas o local possui espaço para acolher mais um de imediato e para ampliação.

Em seu discurso, um dos colaboradores a inauguração do Canil, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Márcio Pontes, elogiou o trabalho desenvolvido até então em Itararé. “Quem quer faz, quem não quer inventa desculpa. Aqui vejo que a gestão não procura justificativas. Vai, junto a equipe, e coloca a mão na massa, desenvolve o trabalho”, grifou.

Conforme ele, o município hoje conta com uma das melhoras Guardas Municipais do Estado de São Paulo. “A mídia, infelizmente, não vê isto. Está na hora de olhar as ações positivas do município, que são muitas, para depois falar das negativas. Itararé tem muito mais a oferecer do que tem se mostrado”, detalhou.

Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, os cães irão colaborar contra o narcotráfico, tráfico de armas e criminalidade, além de ajudar na prevenção. “ O trabalho com cães é extremamente eficiente. Sem dúvida, fará a diferença”, enfatizou.

Em sua fala, Heliton expôs a alegria dele em inaugurar o local. “Estou muito contente por ter tido a oportunidade de atender este pedido da GCM, a qual vem desenvolvendo um excelente trabalho”, expôs.

Na oportunidade, o prefeito relembrou todas as ações e conquistas deste ano, em especial a Guarda. “Entregamos a eles uniformes de verão, investimos em capacitações, adquirimos armas, entregamos uma base móvel. Estamos trabalhando sem cessar para melhorar a segurança pública e  o atendimento a população feito pela GCM, sem esquecer de valorizar estes profissionais”, comentou.

Saiba mais – De todo efetivo, três guardas ficarão responsáveis por cuidar do canil. Os animais serão utilizados para patrulhamento, salvamentos e atividades de operações especiais, podendo ser usados em desfiles e formaturas cívicas.

Márcio Pontes foi o responsável por dar início ao canil da Polícia Rodoviária Federal de Guarulhos (SP), hoje referência em todo Brasil. Os cães treinados no local, inclusive, participaram das ações de segurança da Copa realizada no Brasil.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados