Prefeitura de Itararé

Publicado em 21 de setembro de 2017


Prefeitura de Itararé (SP) instala lâmpadas de LED no Parque da Barreira

Outros espaços públicos devem ser contemplados com as luzes que garantem economia de 85% ao município

Lâmpadas foram trocadas no Parque Ecológico da Barreira

Poupar os recursos do planeta, diminuindo o consumo – e a conta – da energia elétrica é um dos objetivos da troca de lâmpadas comuns pelas de LED, efetuada pela Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente. A troca foi realizada na Base da Guarda Civil Municipal, no Parque Ecológico da Barreira. O prefeito Heliton do Valle vê na ação mais que uma medida de economia. “Estamos preparando nossa cidade para um futuro conectado à modernidade e alinhado ao que se espera de um município responsável com as questões ambientais”, diz.

Segundo informou o engenheiro ambiental Luiz Alberto Capelassi, da Coordenadoria de Meio Ambiente, foram quatro lâmpadas trocadas, além de um refletor. “Essas lâmpadas de LED têm uma vida útil maior e o consumo de energia é muito menor. A economia gerada é de 85%”, explica. A Prefeitura deve manter as trocas de lâmpadas em outros espaços públicos.

Vantagens

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência. A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, consequentemente não desperdiça energia. O LED pode chegar a mais de 50 mil horas de vida útil, enquanto que as lâmpadas incandescentes duram mil horas. A iluminação LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.

Na hora do descarte, as lâmpadas de LED também apresentam vantagens para o planeta. Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados