Prefeitura de Itararé

Publicado em 7 de março de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) oferece atendimentos específicos de apoio à mulher

Conheça alguns dos serviços prestados

Prefeito Heliton do Valle presta apoio às mulheres

A gestão em Itararé (SP) do prefeito Heliton do Valle tem trabalhado com afinco em prol a mulher. No ano passado, a cidade trouxe diversas ações na área da saúde a fim de cuidar das itarareenses. Este ano, não tem sido diferente.

A secretária municipal da Saúde, Ana Maria Souza, relembra que só no mutirão de mamografia  foram realizados mais de 350 exames. Segundo ela, muitas pacientes esperam atendimento desde 2015.

Outra melhoria foi nos atendimentos oferecidos pelos postos de saúde. “Tivemos um engajamento maior para realização do papanicolau, visando a prevenção do câncer de colo de útero.  Em outubro, a pedido do prefeito, os postos flexibilizaram os horários de atendimento, garantindo melhor acesso”, conta a Ana.

Conforme ele, os postos abriram a noite, sábado e domingo, de acordo com escala pré estabelecida. “Com isso conseguimos atingir um maior número de mulheres. Foram realizados 446 papas. Este ano as ações acontecerão novamente”, afirma.

De acordo com o prefeito, a gestão também procura amparar aquelas mulheres que necessitam de apoio emocional. Para isso a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perúcio, está constantemente dando suporte ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Luciana explica que o local atende mulheres vítimas de violência física, doméstica, sexual ou psicológica, realizando acompanhamento psicossocial e orientação jurídica, caso necessário.

Segundo a secretária, algumas mulheres procuram diretamente o local, outras chegam até ele através de denúncias feitas por terceiros ou encaminhadas pela delegacia, quando há registro de boletim de ocorrência.

Mais informações sobre o atendimento do CREAS podem ser obtidas através do telefone (15) 3532-2011 ou no endereço rua José de Lima, 522, Bairro do Ginásio.

Também é possível registrar denúncias anônimas pelo Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. O Disque Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados