Prefeitura de Itararé

Publicado em 15 de junho de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) prepara evento em alusão ao 9 de julho

O ato cívico será realizado no Parque Nacional da Barreira, considerado o palco principal da Revolução Constitucionalista de 1932

Foto de Claro Jansson mostra as tropas na Estação Ferroviária de Itararé

Itararé (SP), foi palco de dois eventos que promoveram mudanças significativas no panorama político nacional: a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932. Em virtude dessa importante participação histórica, a Prefeitura, por meio das Coordenadorias Municipais de Cultura e Turismo, está preparando um grande evento em alusão ao dia 9 de julho.

O ato cívico será realizado no Parque Nacional da Barreira, localizado na fronteira do Estado de São Paulo com o Paraná. Segundo o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes, o local é considerado o palco principal da Revolução de 32.

O evento, que acontecerá no dia 09 de julho, em horário a ser definido, contará com a presença do Tiro de Guerra, Guarda Mirim Municipal e do grupo ‘Guardiões de 32’. Além disso, haverá uma exposição de fotos do período da Revolução.

Para o coordenador municipal de Cultura, Alisson Riveli, a realização de eventos como esse é necessária para manter a memória de um momento tão significativo realizado em solo itarareense. “É importante que a população tenha em mente a relevância histórica e política desses acontecimentos, os quais colocam nossa cidade em uma posição de protagonismo na história do Brasil”, detalha.

Dia da Revolução Constitucionalista – O dia 9 de Julho é a data magna do Estado de São Paulo. A data foi instituída em alusão ao dia em que o povo foi às armas a fim de lutar pelo regime democrático no país, visando a derrubada do governo do presidente Getúlio Vargas e, deflagrando, assim, a Revolução Constitucionalista de 1932.

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados