Prefeitura de Itararé

Publicado em 13 de abril de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) presta orientação à população rural para conservação do solo

Cuidado é vital para a produtividade

Os interessados podem solicitar a visita de um técnico agrônomo à propriedade

Neste domingo (15) é o ‘Dia da Conservação do Solo’ e Itararé (SP) tem motivos para comemorar.

Desde que assumiu a gestão, o prefeito Heliton do Valle tem dado atenção para o tema.

Em março, com recursos próprios, a cidade conseguiu implantar a geomembrana na nova célula do aterro sanitário, impedindo a contaminação do solo e do lençol freático pelo chorume.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Castelar Pimentel Junior, os esforços da gestão têm sido constantes para que o cuidado com o solo seja efetivo. “Existem diversas práticas físicas e mecânicas que influenciam no manejo do solo de forma protetiva e isso é trabalhado com os agricultores”, aponta.

Os agricultores podem solicitar a visitas dos técnicos agrônomos às plantações para receberem instruções de cuidado com a terra e da lavoura em geral. Há também programas voltados para o cuidado com solo.

“O ‘Programa de Correção de Solo’ visa corrigir a acidez do solo. Quem faz parte desse programa recebe a doação de até cinco toneladas de calcário dolomítico e magnesiano para reparar o PH da terra. Com isso há uma melhor  absorção dos nutrientes e consequentemente um aumento na produção”, explica Castelar.

Ele destaca ainda que os cuidados evitam a lavagem do solo e ajudam na maior absorção de água e nutrientes, o que consequentemente influenciará na produtividade do local beneficiando as famílias e a população em geral.

Saiba mais – Os interessados nas visitas ou nos projetos da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária devem entrar em contato através dos telefones (15) 3532-2457 e (15) 3531- 4382 ou diretamente na Secretaria, localizada na rua Frei Caneca, 1443, centro.

Os programas de cuidado com o solo aumentam a produtividade

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados