Prefeitura de Itararé

Publicado em 30 de outubro de 2017


Prefeitura de Itararé (SP) reforça importância da prevenção ao AVC

Diminuir consumo de sal reduz risco da doença

Instruir a população é uma medida de conscientização

No domingo (29), celebrou-se o ‘Dia Do Acidente Vascular Cerebral’ (AVC), data que tem o intuito de instruir as pessoas sobre as formas de prevenção da doença, conhecida popularmente por “derrame cerebral”.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Itararé (SP), Ana Maria de Souza, a principal causa do AVC é a hipertensão arterial não tratada de forma correta. “Controlar a pressão arterial, seguindo as orientações médicas e aferindo regularmente a pressão pode salvar muitas vidas”, enfatiza Ana.

A secretária explica que alguns cuidados com a alimentação, como redução do consumo de sal, gorduras e álcool são essenciais para prevenção. “Parar de fumar, praticar atividade física e tomar remédios regularmente e só sob orientação médica também faz parte da prevenção”, diz ela.

Os sintomas do AVC surgem repentinamente, por isso, Ana comenta que é importante estar atento a alguns sinais, tais como:

Fraqueza (ou falta de coordenação);

Dormência (perda de sensibilidade) especialmente em uma metade do corpo;

Perda de equilíbrio, tontura (sensação rotatória);

Perda de visão parcial ou completa em um ou nos dois olhos;

Dor de cabeça muito forte.

Saiba mais – Pessoas que apresentam os sintomas e moram em Itararé devem se dirigir ao posto de saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço. Em caso de urgência devem procurar a Santa Casa, localizada na Rua São Pedro, 30, Centro.

Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471, ou através do telefone  (15) 3531-8160.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados