Publicado em 18 de agosto de 2017

Prefeitura de Itararé oferece abrigo a moradores de rua

Casa de Passagem trabalha o resgate e fortalecimento de vínculo familiar

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, oferece apoio aos moradores de rua através da Casa de Passagem.
O local faz parte das ações da Pasta, cujo objetivo é a proteção social de alta complexidade. Trata-se de um serviço de acolhimento àqueles que não têm residência fixa, além de resgatar e fortalecer o vínculo familiar.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perucio Oliveira, são inúmeros os fatores que levam um indivíduo a utilizar as ruas como moradia, fatos desencadeados em decorrência de fatores como: ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, entre outros fatores.
“Nosso trabalho é justamente o de contribuir para a redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência, assim como reduzir a presença de pessoas em situação de rua e de abandono”. Ela acrescenta ainda que a “construção da autonomia; inclusão dos indivíduos e famílias em serviços e com acesso a oportunidades e o rompimento do ciclo da violência doméstica e familiar, também estão inclusos neste trabalho”.
A Casa de Passagem conta com uma equipe de psicólogo, assistente social, cuidadores sociais, além de um orientador social que organiza e executa ações que despertem a reflexão dos usuários quanto à importância deles para família e para sociedade.
Àqueles que precisam da Casa encontram um local acolhedor, com disponibilidade atual de atender 14 pessoas, de ambos os sexos com quartos, camas, banheiro com chuveiro quente, sala, cozinha e lavanderia.
Também são distribuídos produtos individuais de higiene pessoal como sabonete, shampoo, toalha de banho, e quando necessário roupas e chinelos.
Contudo, ressalta Luciana, o serviço é para a pessoa que o deseja, não podendo ser imposto ao cidadão sua acolhida.
É servido ainda café da manhã e da tarde, além de jantar. O almoço é oferecido na Assistência Social, que fica a meio quarteirão do local.
A Casa de Passagem funciona de segunda a sexta-feira das 13h30 às 07h. Aos sábados e domingos das 19h às 07h. O endereço é rua Djalma Dutra, s/nº – Centro, ´em frente à Delegacia de Polícia.
Quem precisar da Casa pode se dirigir diretamente ao local ou ainda na Secretaria, localizada à rua São Pedro, 420 – Centro.