Publicado em 14 de julho de 2017

Prefeitura de Itararé participa de reunião da Região Turística Verde Sudoeste Paulista

Encontro definiu o interlocutor regional e apresentou o Mapa do Turismo Brasileiro

Na tarde desta quinta-feira (12), representantes do Turismo de sete cidades integrantes da Região Turística (RT) Verde Sudoeste Paulista estiveram reunidos na Câmara Municipal de Itaí (SP), entre eles Itararé (SP). O objetivo do encontro foi discutir o conteúdo técnico do Mapa do Turismo Brasileiro que está sendo elaborado pelos governos estadual e federal e a consequente habilitação para a Transferência Voluntária de Recursos para a execução de projetos e atividades integrantes do Programa Turismo.

Fazem parte da RT Verde Sudoeste Paulista 28 municípios com características naturais e culturais semelhantes e que se somam no roteiro regional. A ação do Governo Federal identifica e categoriza os municípios afim de ajustar os repasses financeiros para obras de infraestrutura e comercialização da atividade turística.

Segundo o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes, o cadastro é feito pelo município e segue alguns critérios, entre eles possuir órgão responsável e dotação orçamentária, nessa nova atualização do mapa brasileiro também deve ser incluído o Interlocutor Regional, essa representatividade estava ausente há pelo menos dez anos e, portanto foi necessária essa reunião urgente.

Itaí, que promoveu o encontro, foi escolhida como o município Interlocultor e Itaporanga como secretaria executiva, os demais cargos para a composição do Conselho Regional de Turismo será acrescida com as reuniões que se seguirão no decorrer do ano.

O encontro contou com a importante presença da Barreto Assessoria Soluções em Gestão, que apresentou o assunto e orientou os municípios a realizarem seus cadastros.

Participaram do encontro os municípios de Itaí, Itararé, Itaporanga, Guapiara, Taquarituba, Barão de Antonina e Capão Bonito.