Prefeitura de Itararé

Publicado em 7 de junho de 2018


Retomado por Heliton do Valle, projeto de reciclagem em Itararé (SP) já arrecadou mais de cinco toneladas

Escolas se tornaram Ecopontos e população recebe saco específico para a coleta seletiva

Toda a arrecadação é entregue a Cooperativa Nova Esperança

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, retomou, no ano passado, o projeto de reciclagem no município. No ‘Dia da Reciclagem’, celebrado nesta terça-feira (05), o chefe do Executivo comemora a iniciativa que, junto a comunidade em parceria com Educação, Meio Ambiente e Tiro de Guerra, deu certo. “Até o momento, mais de cinco toneladas de material reciclável já foram recolhidas da cidade”, informa.

Segundo engenheiro ambiental da coordenação municipal de Meio Ambiente, Luís Alberto Capelassi Gomes, os resíduos anteriormente iam para o aterro sanitário. “Com a coleta estamos dando destino certo e ajudando a preservar nosso meio ambiente”, enfatizou

Toda a arrecadação é entregue a Cooperativa Nova Esperança. “No dia a dia muito se é descartado. É preciso valorizar o reciclável e quem faz isso”, expõe Heliton.

Através do projeto, as escolas se tornaram Ecopontos, onde os alunos e a comunidade podem deixar o material a reciclagem. A educação infantil também participa. Já a população como um todo recebe um saco específico para a coleta seletiva e a cooperativa faz o recolhimento dos materiais recicláveis semanalmente.

As segundas, o caminhão passa na Vila Osório e nas ruas São Pedro, Prudente de Moraes, Frei Caneca, Xv de Novembro, 24 de Outubro e Campos Sales. Nas terças ele passa no bairro do Cruzeiro. As quartas a coleta é feita nos bairros do Cerrado, Jardim São Pedro, Condomínio dos Professores e Tonico Adolfo. Quinta e sexta-feira, respectivamente, ele está no bairro do Centenário e nas escolas.

Segundo o prefeito, a reciclagem é um processo de extrema importância à preservação do meio ambiente, aumento da vida útil do aterro sanitário, além de contribuir com a geração de renda para os cooperados. “O que estiver ao nosso alcance para que possamos preservar nossa flora, fauna e meio ambiente como um todo será feito”, enfatiza.

Mais informações sobre o projeto ou como doar podem ser obtidas na Coordenadoria, que fica na rua XV de Novembro, 83, centro ou através do telefone (15) 3532-8000.

Saiba mais – Para valorizar ainda mais o trabalho daqueles que recolhem o material reciclável, no ano passado, Heliton conquistou madeiramento para construção de um barracão novo à Cooperativa.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados