Prefeitura de Itararé

Publicado em 6 de junho de 2018


Saúde de Itararé (SP) alerta sobre importância do ‘Teste do Pezinho’

Em média são realizados 65 exames por mês no município

O teste é realizado gratuitamente pelo SUS

Nesta quarta-feira (6) comemora-se o Dia do Exame de Triagem Neonatal, o famoso ‘Teste do pezinho’. A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta sobre a importância de realizar o exame.

A prática é realizada 48 horas após o nascimento até, no máximo 28 dias, contando o dia do parto.

Em Itararé (SP), os bebês já saem da Santa Casa com a coleta do exame realizada, em raríssimos casos em que a mãe e a criança recebe alta sem o teste ele pode ser realizado na Unidade de Saúde a qual pertence.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Souza, em média, são realizados 65 exames por mês no município.

Conforme a enfermeira da Santa Casa de Itararé, Simone Laureano, todos as coletas são enviadas para São Paulo. “Seguimos o protocolo de uma vez por semana enviar todos os exames para o laboratório da APAE de lá. Em caso de alguma alteração, agendamos o mais rápido possível uma consulta com os médicos da própria Associação”, explica.

Ana alerta sobre a importância do teste. “Ele é capaz de detectar 46 diferentes disfunções, desta forma, o diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de diversas doenças e proporcionar melhor qualidade de vida ao bebê e sua família”, enfatiza.

O teste é realizado gratuitamente pelo SUS.

Mais informações – Secretaria Municipal de Saúde, rua Frei Caneca, 1471 ou pelo telefone (15) 3531-2080.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados