Prefeitura de Itararé

Publicado em 24 de julho de 2018


Saúde de Itararé (SP) alerta sobre o câncer de próstata

Município disponibiliza consulta médica de forma gratuita

A prática de atividades físicas também pode ser usada como estratégia de luta contra a obesidade e por consequência ao câncer de próstata

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.  

Segundo a secretária da Pasta, Ana Souza, o município oferta atendimento de forma gratuita para homens que tenham acima de 40 anos. Para isso, basta agendar uma consulta, no ambulatório do Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer (VICC), localizado à rua Padre Caetano Jovino, 554, Centro, no Bairro Velho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Na primeira consulta, explica Ana, o médico solicita análise laboratoriais. No retorno, realiza o exame de toque retal. “Nesta triagem os paciente com testes alterados são acompanhados e, em casos suspeitos, o médico pede biópsia. Já os casos de câncer confirmados são enviados para o Hospital Amaral Carvalho em Jaú (SP), para tratamento e suporte necessário”, informa Ana.

Para o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, a prevenção deve ser tratada com atenção. “A ideia é a mesma da mamografia para mulheres, que tem o intuito de detectar nódulos e endurecimento. No caso dos homens, os exames devem ser feitos pelo menos uma vez por ano após os 50 anos”, comenta.

Mais informações – Secretaria Municipal de Saúde, rua Frei Caneca, 1471 ou pelo telefone (15) 3531-2080.

Saiba mais – Próstata – É uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e se encontra na saída da bexiga. Uma próstata saudável tem o tamanho de uma noz. A próstata cresce em dois momentos da vida do homem: primeiro, na adolescência, quando há um aumento hormonal (de testosterona), e o segundo, a partir dos 40 anos de idade. Na adolescência, a testosterona torna a próstata funcional, fazendo com que ela produza o líquido prostático e, por consequência, a ejaculação. Não se tem uma explicação por que ela fica estável até os 40 anos e por que a partir dessa idade ela volta a ficar sensível ao hormônio.

Sintomas – O tumor de próstata é traiçoeiro e silencioso. Ele não tem sintoma. Muitos homens se apegam ao fato de ter algum problema na urina ou na ejaculação, mas ele pode ter um tumor avançado e não ter sintoma nenhum.

Prevenção – Não há como mexer no histórico familiar, então é importante dar atenção à obesidade. Evitar o excesso de carne vermelha e gordura animal e optar por uma alimentação saudável. A prática de atividades físicas também pode ser usada como estratégia de luta contra a obesidade e por consequência ao câncer de próstata. Vários estudos tentaram relacionar algumas substâncias à prevenção. Um que ficou bastante reconhecido como fator protetor é o licopeno, presente em alimentos vermelhos como o tomate.

Tratamento – Eles vão depender do estágio da doença. Se o diagnóstico foi precoce, uma cirurgia para remoção da próstata e a radioterapia são indicados. No entanto, quando a doença já está avançada são indicados bloqueadores hormonais (que inibem o hormônio masculino, que é o alimento da próstata e do tumor) e quimioterápicos.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados