Publicado em 27 de janeiro de 2025
A Prefeitura de Itararé (SP), em ação conjunta da Vigilância Epidemiológica (VE) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promoveu uma capacitação para médicos dos Postos de Saúde do município na última sexta-feira (24).
Durante o encontro, foram abordados temas de relevância como Hanseníase, Escorpionismo e Dengue, com o objetivo de reforçar o diagnóstico precoce e o manejo adequado dessas condições.
A enfermeira Franciele Kupper (SAE) e Bárbara Sozim (VE) destacaram a importância da identificação precoce dos sinais e sintomas da Hanseníase, permitindo o tratamento eficaz e a cura sem sequelas. Com a campanha Janeiro Roxo, a conscientização sobre a doença é intensificada, mas o trabalho contínuo dos profissionais de saúde é fundamental.
Quanto ao escorpionismo, Viviane Orejana, educadora de Saúde da VE, alertou sobre o aumento da presença de escorpiões no município: “Em casos de picada é necessário o atendimento imediato e encaminhamento à Santa Casa para aplicação do soro antiescorpiônico, especialmente em casos envolvendo crianças menores de 10 anos, que têm maior risco de agravamento”.
Sobre a Dengue, Viviane orientou os médicos sobre a Dengue, visto que no período de fevereiro à junho, é quando pode ocorrer o aumento significativo de casos da doença, sendo importante o atendimento preciso e rápido dos casos, lembrando sobre a necessidade da hidratação, uso de repelentes, repouso e medicamento conforme prescrição médica.
“O diagnóstico e o acompanhamento médico do paciente com Dengue é importantíssimo para que não haja o risco da evolução da doença para Dengue Hemorrágica”, finalizou a orientadora.