Publicado em 28 de janeiro de 2025
Apenas 0,1% das 137.539 passagens registradas em dezembro resultaram em infrações, confirmando a eficácia dos radares na promoção da segurança viária
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) realizou uma vistoria detalhada nos oito radares instalados na cidade para garantir a eficiência e a confiabilidade dos equipamentos.
Após questionamentos da população sobre o funcionamento correto dos aparelhos, instalados em novembro de 2024, o Demutran solicitou à empresa responsável, ETT (Esteio Tecnologia em Trânsito Ltda), a realização da aferição dos aparelhos em parceria com a plataforma de gestão de software Segeagle.
Durante sete dias de testes rigorosos, os técnicos confirmaram que os radares estão em pleno funcionamento, sem qualquer irregularidade. A verificação seguiu as diretrizes do INMETRO, reforçando a precisão dos dispositivos.
Segundo Chrisley Sobrinho, supervisor da ETT, o processo foi conduzido com minuciosidade, garantindo transparência à população: “A verificação foi feita simultaneamente entre os técnicos presentes nos locais e o departamento de engenharia da nossa empresa, além dos profissionais da Segeagle, e podemos afirmar que os radares não apontaram quaisquer falhas ou irregularidades”.
O diretor executivo da Segeagle, José Luís Bueno Barborsa, que acompanhou pessoalmente o trabalho, foi enfático em ressaltar que definitivamente os equipamentos estão operando eficientemente.
Para o secretário municipal de defesa social, Luís Celso Almeida a vistoria técnica dos radares foi realizada para tranquilizar os motoristas sobre a legitimidade das medições.
“Se houvesse qualquer apontamento de irregularidade nós iríamos tomar todas as providências para que ninguém saísse lesado, porém o resultado foi positivo na eficiência, e hoje estamos tranquilos de que os aparelhos estão operando devidamente, garantindo segurança aos nossos munícipes”.
O diretor do Demutran, Paulo de Moraes Júnior, revelou que apenas 0,1% das 137.539 passagens registradas em dezembro resultaram em infrações, confirmando a eficácia dos radares na promoção da segurança viária.