Publicado em 10 de abril de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Guarda Civil Municipal (GCM), lançou na quarta-feira (9) o projeto SmartCity Itararé, um marco histórico em segurança no município.
O evento, realizado no auditório da base da GCM, reuniu autoridades municipais da região, empresários, legislativo, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, além de representantes das forças policias, polícia militar, polícia civil e guardas municipais da região.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e as empresas SegEagle e Segd’Boa, sem qualquer custo para o município. Ambas as companhias escolheram Itararé como cidade-piloto para implementar um modelo inovador de segurança pública baseado em tecnologia avançada. A iniciativa posiciona Itararé como referência regional em soluções tecnológicas para a área e ganha destaque nacional por promover, de forma inédita, a integração entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal.
Segundo o Comandante Paulo Perucio da GCM, hoje o município conta com 352 câmeras em funcionamento, monitoradas 24 horas pelo Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM. Com este sistema, a cidade recuperou dois carros roubados somente este ano, graças ao cercamento digital, uma tecnologia que faz a leitura de placas e rastreamento de veículos em tempo real.
Agora o município avança ainda mais em segurança com a instalação de três totens munidos com câmeras de alta definição e tecnologia de reconhecimento veicular e facial, permitindo identificar veículos furtados ou roubados e com busca e apreensão. Além disto, os totens identificam foragidos da justiça, suspeitos ou pessoas desaparecidas com base em bancos de dados estaduais e nacionais. Conforme o secretário municipal de Defesa Social, Luis Celso Almeida, esses equipamentos possuem também botão de pânico interligado ao COI, com interfone que possibilita a comunicação automática com a GCM.
“A tecnologia utilizada permite uma resposta rápida e precisa em situações de emergência, contribuindo para a sensação de segurança da população”, enfatiza Celso.
Os totens foram estrategicamente instalados em locais de grande circulação, sendo um na Praça José Fausto Ferreira, no Parque das Nações, o segundo na Praça Francisco Alves Negrão, e o terceiro na esquina da rua São Pedro com a rua Newton Prado, próximo à Câmara Municipal.
O sistema SmartCity Itararé está integrado, de acordo com a GCM, a plataformas nacionais como: CORTEX (MJ) – Plataforma de Inteligência do Ministério da Justiça, Alerta Brasil (PRF) – Sistema da Polícia Rodoviária Federal para monitoramento de veículos, Detecta (PM) – Base de Dados da Polícia Militar de São Paulo, Muralha Paulista (SSP-SP) – Sistema Estadual de Cercamento Eletrônico, Análise Forense de Vídeo, armazenamento em nuvem com 30 dias de gravação a 20 FPS e analíticos de vídeo com inteligência artificial para detecção de padrões suspeitos.
O evento foi encerrado com a inauguração oficial dos totens, que estarão em pleno funcionamento a partir desta segunda-feira (14).
Para o prefeito de Itararé, João Fadel Filho, o projeto representa mais do que o uso de tecnologia: “É um compromisso com a segurança da nossa população. Estamos tornando Itararé uma cidade inteligente, que alia modernidade à proteção dos nossos cidadãos.”
O comandante Perucio destacou o avanço operacional da corporação: “É a GCM de Itararé entrando de vez na era digital e quem ganha com isso é a população”.
Com o lançamento da SmartCity Itararé, o município dá um salto em direção a um futuro mais seguro e conectado, consolidando-se como referência regional em segurança pública com tecnologia de ponta.



