Publicado em 14 de abril de 2025

Entrega foi realizada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, na capital paulista
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), 40 novas pistolas Imbel MD6, calibre .40, doadas pelo Governo do Estado de São Paulo. A entrega foi feita pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante cerimônia realizada na sede da Secretaria, na capital paulista.
O evento contou com a participação do deputado federal, Maurício Neves, e representando o Estado, estiveram presentes o secretário estadual e o delegado geral de Polícia, Dr. Artur José Dian, e o chefe da Assessoria Policial Militar, Coronel Melo. Já pelo município de Itararé, estiveram presentes o prefeito João Fadel Filho, o secretário municipal de Defesa Social, Luis Celso Almeida, o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Perucio, além de integrantes da corporação.
Com a doação, a GCM passa a contar com armamento individual para todos os seus agentes, incluindo os formandos da quarta turma, que ingressaram no final de 2024 e ainda não possuíam armas individuais. A medida integra um pacote de 2146 armas destinadas a guardas civis municipais a diversas cidades paulistas e chega para reforçar a segurança da população em Itararé.
Durante a cerimônia, o secretário Guilherme Derrite destacou a boa gestão do município e a valorização da GCM local. “Itararé sempre foi exemplo de segurança, mas agora irá melhorar ainda mais. É uma cidade que hoje é muito bem administrada, e que já investe na integração ao programa Muralha Paulista”, destacou.
O prefeito João Fadel Filho agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio e destacou a importância do investimento. “Esse é um passo importante para fortalecer a segurança pública em nosso município, bem como oferecer melhores condições de trabalho aos nossos guardas municipais”, disse.
O secretário municipal de Defesa Social, Luis Celso Almeida, também enfatizou os avanços para a corporação. “Com armamento individualizado e o acesso a tecnologia de ponta como o cercamento digital e o Smart Itararé, nossa GCM se torna mais eficiente e preparada para atender às demandas da cidade”, declarou.
Outro avanço anunciado na ocasião, foi a implementação de um sistema tecnológico que permitirá aos agentes o acesso, via aplicativo, aos antecedentes criminais de indivíduos abordados. A ferramenta utiliza reconhecimento facial, permitindo a identificação por meio de uma simples foto tirada no momento da abordagem.
Para o comandante Perucio, com os novos equipamentos e tecnologias, “Itararé reforça seu compromisso com a segurança oferecendo mais tranquilidade a todos”, ressaltou.


