Publicado em 16 de maio de 2025

Na tarde de quinta-feira (15), a Casa da Cultura Juquinha Taques, em Itararé (SP), foi palco de um momento marcante de superação e solidariedade. O jovem Fabrício Lara, de 26 anos, recebeu uma mão biônica do programa “Mão Solidária”, iniciativa do Rotary Club de Londrina (PR) em parceria com o Rotary Club de Florianópolis Trindade do Distrito 4652 (SC) e a empresa The Ellen Medows Prosthetic Hand Foundation LN4 dos Estados Unidos.
Fabrício perdeu a mão e parte do antebraço em um grave acidente de trabalho ocorrido há cerca de dois anos. Desde então, tem enfrentado desafios diários, mas nesta quinta-feira viu sua vida ganhar uma nova perspectiva.
A prótese foi viabilizada graças ao apoio do assessor de esportes de Itararé, Paulo Armando de Almeida, amigo de longa data de Luiz Antonio Rodrigues, Diretor do DQA do Rotary Club de Florianópolis Trindade. Por meio dessa conexão, a história de Fabrício chegou ao conhecimento do projeto “Mão Solidária”, que prontamente atendeu ao pedido, após as avaliações pertinentes.
A cidade de Itararé foi escolhida pelos membros do Rotary Club de Florianópolis Trindade como local da entrega, embora a Prefeitura não tenha participação direta na ação.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes da entidade, entre eles o presidente do Rotary Club de Florianópolis Trindade, Wladimir Mazzolla Morais, o secretário do clube, Pedro Luís Lima, e o diretor de DQA, Luiz Antonio Rodrigues.
Representando o Poder Público Municipal estiveram presentes a chefe de gabinete Érica Zanin de Donno, o secretário municipal de Administração, Luiz Carlos Fernandes, a secretária de Educação, Gercilene Alcântara, a secretária de Agricultura, Patrícia Lima, a vereadora Mara Galvão e o vereador Pastor James.
Durante o evento, Wladimir Morais destacou o papel humanitário do Rotary: “O Rotary é uma organização com mais de 120 anos de história, presente em diversos países. Nós conectamos pessoas por meio de projetos solidários. No ano Rotary 2025-26, inclusive, temos um presidente brasileiro à frente do Rotary Internacional”.
Emocionado, Fabrício expressou sua gratidão: “Para mim, é como se eu estivesse acordando de um pesadelo. Sou extremamente grato a todos os envolvidos, especialmente ao Rotary e ao Paulo, que acreditaram em mim.”
O Rotary Club de Florianópolis Trindade Distrito 4652 entregou um certificado de agradecimento a Paulo Armando de Almeida por sua mobilização em prol da causa e presenteou a cidade de Itararé com uma flâmula oficial do clube. O item foi recebido por Luiz Carlos Fernandes, representando o Prefeito João Fadel Filho.




