Publicado em 27 de maio de 2025

Dando continuidade ao projeto “Farmácia no Posto”, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na manhã desta terça-feira (27), a segunda unidade descentralizada de dispensação de medicamentos do município, agora instalada na Unidade de Saúde do bairro Tonico Adolfo.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito João Fadel Filho; do secretário de Governo, Alessandro Martins; da chefe da FARMAI, Ana Maria Souza; do secretário municipal de Saúde, Enis Wumberto dos Santos; da secretária de Agricultura, Patricia de Lima; da secretária de Educação, Gercilene Alcântara; da chefe de gabinete, Érica Zanin De Donno; e de vereadores do município.
Com a nova farmácia, a estimativa é atender diretamente cerca de 6.800 pessoas dos bairros Tonico Adolfo, Jardim Pauliceia, Ibiti, Distrito Industrial, Vila Bequinha e Vila Beca. Segundo o prefeito, a nova unidade representa uma melhora concreta na logística de distribuição dos medicamentos.
“Com a farmácia no posto, garantimos mais comodidade aos moradores e mais eficiência na entrega dos remédios. Isso é saúde pública com responsabilidade e foco nas pessoas”, pontuou João Fadel Filho.
A chefe da FARMAI, Ana Maria Souza, apresentou a farmacêutica responsável pela nova unidade, Caroline Zibikoski, profissional com 17 anos de experiência no setor, incluindo atuação em farmácias do SUS.
“Caroline foi chamada recentemente nesta gestão, após aprovação em concurso público. A presença dela aqui será um grande ganho para os usuários da UBS Tonico Adolfo”, destacou Ana Maria.
O secretário de Saúde, Enis Wumberto dos Santos, comemorou o avanço da iniciativa, que teve sua primeira unidade inaugurada no último dia 09, na UBS do Jardim Alvorada.
“Estamos vendo as conquistas da saúde se concretizarem no dia a dia. A cada passo, melhoramos o cuidado com a população, tornando o atendimento mais próximo, eficiente e humanizado”, declarou.
Com o projeto “Farmácia no Posto”, os medicamentos prescritos durante as consultas médicas passam a ser retirados no próprio posto, sem a necessidade de deslocamento até a sede da FARMAI. Os medicamentos de alto custo e os de uso judicial permanecem disponíveis exclusivamente na unidade central.
A Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso com a expansão do projeto para outras regiões da cidade, buscando mais agilidade, acesso e cuidado com a saúde da população itarareense.

