Publicado em 10 de julho de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, premiou os vencedores do Concurso de Redação “Matheus Martins Lopes dos Santos”, realizado em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia de premiação ocorreu durante o evento cívico promovido na última quarta-feira (9), no Centro de Eventos, e integrou as comemorações municipais à data histórica.
O concurso envolveu alunos do Ensino Fundamental II das redes municipal, estadual e particular de ensino. Ao todo, 12 estudantes foram premiados, três de cada série, do 6º ao 9º ano. As redações abordaram o tema da Revolução de 1932 e foram avaliadas por uma comissão técnica, levando em consideração critérios como originalidade, coesão, ortografia e fidelidade histórica.
Os alunos vencedores foram:
6º Ano
1º lugar – Ana Vitória Custódio Almeida – E.M. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira
2º lugar – Ana Julia de Almeida Amaral – E.E. Dr. Herculano Pimentel
3º lugar – Beatriz Ferraz de Camargo – E.M. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira
7º Ano
1º lugar – Rafaela Fernanda R. Nunes – E.E. Prof. Christiano Marques Bonilha
2º lugar – Ana Júlia Timonez Machado – E.M. Cônego Andréa Ferraz de Oliveira
3º lugar – Emanuelle Marins Albino – E.E. Dr. Herculano Pimentel
8º Ano
1º lugar – Gabriel Henrique de Oliveira Camargo – E.E. Profª Esther Carpinelli Ribas
2º lugar – Isabelly Santos Machado – E.E. Heitor Guimarães Côrtes
3º lugar – Heloisa Barbosa Martins – E.M.C. Profª Alice Fonseca Braga
9º Ano
1º lugar – Heloisa Ramos Palhano – E.M.C. Profª Alice Fonseca Braga
2º lugar – Michel Henrique de Lima Ferreira – E.M. PEI Juracy Martins
3º lugar – Julia Guimarães Moura dos Santos – E.E. Dr. Herculano Pimentel
A entrega dos prêmios contou com a presença da família dos vencedores, além dos pais do homenageado que dá nome ao concurso, Matheus Martins Lopes dos Santos: a mãe, Erondina Martins, e o pai, Isaltino Lopes dos Santos.
A secretária municipal de Educação, Gercilene Alcântara, destacou a relevância da iniciativa:
“Mais do que estimular a produção textual, esse concurso proporcionou aos nossos alunos a oportunidade de refletirem sobre o papel de Itararé e de seus cidadãos em um dos capítulos mais marcantes da história paulista, foi uma forma de unir educação, memória e cidadania.”
O prefeito João Fadel Filho entregou a medalha e parabenizou os alunos vencedores, ressaltando o valor da ação: “Celebrar o 9 de julho com nossos estudantes é garantir que as futuras gerações conheçam e preservem a história. Estamos construindo uma cidade que valoriza a educação, a cultura e a memória do nosso povo.”
A Secretaria de Educação agradece a participação de todas as escolas envolvidas e parabeniza os alunos premiados, reafirmando o compromisso com o fortalecimento do ensino e a valorização da história local.



