Publicado em 11 de setembro de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Defesa Civil, participou nesta quarta-feira (10), em Cajati (SP), de uma importante capacitação promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Casa Militar e Defesa Civil. O encontro, realizado na Câmara Municipal de Cajati, teve como tema “Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência”.
Representando Itararé, estiveram presentes o secretário de Defesa Social, Luis Celso Almeida; o GCM Classe Distinta Sebastião Ademar Gonçalves, secretário administrativo da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC); e o engenheiro ambiental Luís Alberto Capellassi.
Ministrada pelo Tenente Lourençon e pelo Cabo Villalba, da Divisão de Prevenção da Casa Militar e Defesa Civil do Estado, a capacitação teve como objetivo apoiar os municípios no planejamento e execução de Planos de Contingência, documentos essenciais para a prevenção de desastres e para garantir respostas rápidas em situações de emergência.
Além das barragens, os participantes também foram orientados quanto às vulnerabilidades de cada município, visando à elaboração de planos de ação e contingência para enchentes, alagamentos e outros eventos extremos, ressaltando a necessidade do envolvimento de todos os setores públicos nessa atuação. Como destacou o secretário Luis Celso Almeida: “A Defesa Civil somos todos nós. Estamos atentos às orientações técnicas e às melhores práticas para proteger Itararé. A prevenção é a forma mais eficaz de evitar riscos e preservar vidas”.
A iniciativa também buscou integrar diversas áreas das administrações municipais, como meio ambiente, obras, planejamento territorial, transporte, saúde, educação, desenvolvimento social e jurídico, reforçando a importância da atuação conjunta para o enfrentamento de possíveis crises.
Com a presença de representantes de diferentes cidades da região, o evento contribuiu para fortalecer a rede de Defesa Civil no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, garantindo maior preparo técnico e operacional para os municípios.
