Publicado em 16 de setembro de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira (16) a 2ª fase da Campanha Nacional de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios (Tuberculose). A ação segue até o dia 30 de setembro e tem como objetivo identificar precocemente pessoas com sintomas suspeitos da doença, interromper a cadeia de transmissão e ampliar o acesso ao tratamento.
Durante esse período, moradores que apresentarem tosse persistente por três semanas ou mais (com ou sem secreção), febre no fim do dia, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço, fadiga ou perda de apetite devem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município ou o SAE – Serviço de Atendimento Especializado.
Locais e horários de atendimento:
- UBSs: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
- SAE: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h – Rua Amazonas Ribas, 670.
Nos locais será realizada a coleta de escarro (exame BK), fundamental para a confirmação do diagnóstico.
O que é a tuberculose?
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. A transmissão acontece principalmente pelo ar, quando a pessoa doente tosse, fala ou espirra, liberando partículas contaminadas que podem ser inaladas por outros indivíduos.
Embora antiga, a tuberculose ainda é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Quando não tratada, pode levar a complicações graves e até ao óbito. Por outro lado, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é possível na maioria dos casos.
O tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS e consiste em medicamentos de uso contínuo, acompanhados por equipe médica, com duração média de seis meses.
A secretária municipal de Saúde, Taís Chagas Felix, reforça a importância da mobilização: “É fundamental que qualquer pessoa com sintomas suspeitos procure a unidade de saúde mais próxima. Detectar cedo salva vidas e ajuda a reduzir a transmissão da doença em nossa comunidade”, destacou.